Segurança alimentar e nutricional é tema de conferência em Aracaju

Assistência Social e Cidadania
17/08/2015 17h12

Na próxima quarta-feira, 19, os aracajuanos terão a oportunidade de debater sobre políticas públicas voltadas a uma alimentação adequada e segura na II Conferência Municipal de Segurança Alimentar que acontece no auditório do SEBRAE, a partir das 8 horas.

Com o tema ‘Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania’, o evento será realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), e pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Aracaju (CONSEA).

Para proposição de novas políticas públicas que serão levadas para a Conferência Estadual, três eixos serão discutidos: I – Comida de verdade: Avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; II– Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública; III– Fortalecimento do sistema nacional de segurança alimentar e nutricional.

Segurança alimentar

De acordo com a presidente do CONSEA, Joelma Barros, o evento tem como objetivo propor diretrizes para um Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, além de mobilizar e promover o debate sobre a garantia de direitos e políticas públicas voltadas a uma alimentação segura.

“Também será feita uma análise da realidade municipal social, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção de direitos por soberania alimentar. Para isso, teremos uma palestra magna e mesa redonda para discussão dos eixos. Temos interesse de obter propostas de qualidade”, ressalta Joelma.

O evento contará com a palestra magna da nutricionista e consultora internacional do Programa Mundial de Alimentos/ ONU na Colômbia, Silvia Voci, doutora em Ciências e Mestre em Saúde Pública. Na ocasião, também serão eleitos dezoito delegados que irão participar da II Conferência Estadual de Segurança Alimentar.