Saúde realiza combate à Dengue no Porto Dantas

Saúde
18/08/2015 14h39
Início > Notícias > Saúde realiza combate à Dengue no Porto Dantas

“Os agentes não encontraram nada em minha casa. Sempre realizamos os procedimentos corretos para a limpeza, precavendo problemas de saúde. Já tive essa virose que deixa o corpo avermelhado, mas contrai em uma viagem ao interior. Aqui mesmo, em minha rua, não lembro de casos de dengue. Ainda assim, acho válido esse trabalho dos Agentes em passarem pelas casas alertando todos nós”, disse a moradora, Marilane da Silva.

Dando continuidade os incisivos trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa Municipal de Controle da Dengue esteve na manhã desta terça-feira, 18, no bairro Porto Dantas com aproximadamente 30 Agentes de Endemias visitando residências e terrenos baldios com o intuito de eliminar larvas e focos da doença.

“Além dos nossos agentes de endemias, tivemos a colaboração maciça de agentes dos bairros Lamarão, Soledade, 18 do Forte, Santos Dumont e Cidade Nova. Todos empenhados em abranger todo o Porto Dantas, indo de casa em casa verificando a situação. Trata-se de um trabalho em conjunto, com apoio da população que se mostra disponível em ouvir nossos apontamentos e abrir suas casas para que façamos nosso trabalho”, pontuou o supervisor de bairro do Programa Municipal de Controle da Dengue, Genilton Dias de Carvalho.

Na casa de José Nivaldo Ferreira de Lima, os agentes encontraram larvas do Aedes Aegypti. Mesmo o morador alegando limpeza da lavanderia, acabou recebendo a informação, por parte dos agentes de endemias, de que as limpezas devem ser constantes e intensificadas. “Às vezes passamos alguns dias sem limpar e isso pode ter acarretado a presença das larvas, mas aprendi hoje que a vigília precisa ser diária, e que é preciso tampar os recipientes, para evitar que o mosquito despeje os ovos. Achei a visitação dos Agentes bem proveitosa, pois nos fez relembrar que essa luta é de todos nós também. Não adianta apenas eles fazerem esse trabalho se não realizarmos o nosso. A partir de agora, aqui em nossa casa, vamos prestar mais atenção aos detalhes”, disse.

Para Daniele Teles do Nascimento, quanto mais informações melhor. “Em minha casa nunca houve caso de Dengue, pois só temos um recipiente para guardar água parada e cuidamos muito bem desde reservatório. Mantemos sempre limpo e fechado. Gostei da visita dos agentes, pois recebi instruções quanto à limpeza mais eficaz para evitar o mosquito. Aprendi que devemos usar cloro e limpar sempre com uma escovinha todo o reservatório”.

Segundo reitera a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíze Cavalcante, algumas medidas simples são de extrema eficácia no combate ao mosquito. “Os aracajuanos devem manter recipientes guardados de cabeça para baixo para evitar o acúmulo de água; fechar reservatórios de água (lavanderias e tonéis). Outro ponto que merece ser destacado diz respeito aos materiais descartados (lixos). As pessoas precisam destinar para os locais corretos latas, pneus e garrafas e não jogar nos terrenos baldios, pois dessa forma tornam-se grandes criadouros do Aedes Aegypti. Nosso papel só ganha força se tivermos a ajuda da população. sempre enfatizamos que o combate à Dengue é uma luta de todos nós”, finalizou.