Karateca do Bolsa Atleta é convocado para disputar Pan-Americano na Bolívia

Juventude e Esporte
18/08/2015 18h10

Tem aracajuano representando o Brasil em mais uma competição internacional. O atleta Eduardo Kinji, de 14 anos, vai ser um dos representantes brasileiros no Panamericano de Karatê, que será realizado na Bolívia no final de agosto. O karateca é participante do programa Aracaju Bolsa Atleta, fruto da Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp).

Após bom resultado em uma seletiva ocorrida no início deste ano, Eduardo Kinji garantiu uma vaga na seleção brasileira de karatê. E a carreira do garoto, que já tem quase dez anos de caminhada no esporte, tem alavancado cada vez mais. Em junho também deste ano, o jovem karateca ficou em terceiro lugar no pódio do Campeonato Sulamericano, que aconteceu no Chile.

Para conseguir os excelentes resultados, Eduardo fala em treinamento intenso. "Eu treino cerca de 2 horas e meia, de segunda a sábado", disse. Ele complementa, falando que tem que conciliar os treinos ao estudo. "Pra não ficar prejudicado durante as competições, quando não estou treinando, estou estudando. Acaba que nem sobra muito tempo pra fazer outras coisas", revelou o atleta.

Para o karateca, o auxílio do programa Aracaju Bolsa Atleta é importante no sentido de volume de competições nas quais ele está conseguindo se inserir. "Com o apoio da Sejesp melhorei muito, porque agora eu consigo participar de mais competições. E isso faz com que eu amplie minha experiência, competindo fora do Estado e até do País", explicou.

O Panamericano será a quinta competição internacional de Eduardo Kinji. Apesar da experiência que tem adquirido ainda aos 14 anos, o karateca almeja mais. "O Brasil tem crescido muito no cenário internacional, mas precisa crescer ainda mais fora da América. E eu pretendo colaborar com isso", finalizou o atleta.

Caso fique entre os dois melhores brasileiros no Pan, Eduardo poderá chegar a disputar o Mundial de Karatê, que será na Indonésia nos próximos meses. Eduardo compete entre os dias 27 e 30 de agosto, na Bolívia, mas viaja antes para treinar.