Em exposição na Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju, a mostra ‘Brinquedos e Brincadeiras’ tem feito sucesso entre os visitantes. A exposição idealizada pela bibliotecária Ivanir Braz, há cerca de seis anos, já é considerada atração certa durante o mês em que se comemora o dia nacional do folclore.
Ivanir explica que a ideia nasceu da necessidade em se resgatar as brincadeiras sadias, mostrando aos pequenos que tablets e smartphones têm sua utilidade, mas não substitui o prazer do ato de brincar. “As brincadeiras de roda, pega-pega, pique esconde são todas realizadas em grupo, o que não se vê mais com frequência as crianças interagindo com outras. O objetivo é mostrar que independente da geração os brinquedos tem seu valor significativo para o desenvolvimento tanto motor quanto cultural das crianças”, disse.
Pião, bola de gude, boneca de pano, bola de meia, carrinho de madeira e ioiô fazem a festa das crianças e adultos, que além de visualizar os objetos aprendem como surgiram os brinquedos que garantiram a diversão de várias gerações. Além dos brinquedos, que estão no expositor, o visitante poderá também aprender sobre a história de cada objeto e brincadeira visitando o ‘Corredor do Saber’. “O corredor do saber é um espaço dedicado à aprendizagem, que conta detalhadamente como surgiu cada brinquedo e brincadeira”, completou.
Encantada com a possibilidade de expandir o conhecimento intelectual e cultural dos alunos, a educadora Rosangela Alemão, acompanhada de mais três professores, trouxe os pequenos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Anísio Teixeira. Segundo Rosangela essa iniciativa da unidade da Funcaju contribui não apenas para o desenvolvimento e saber da garotada, mas faz com que os adultos também se atentem para o que está sendo passado para as crianças.
“Nós adultos somos os responsáveis por muito do que a crianças aprendem, o excesso do contato com a tecnologia é uma influência nossa. A exposição serve para que nós, educadores ou não, prestemos mais atenção e que a partir daqui comecemos a valorizar brincadeiras simples, mas que surtem muito efeito e que com certeza transmite valores às crianças”, finalizou.
A exposição Brinquedos e Brincadeiras, fica exposta na unidade durante todo o mês de agosto. A Biblioteca também promove visitas orientadas, que inclui brincadeiras diversas, contação de história, roda de leitura e visita ao acervo.