Funcaju abre espaço para o teatro sergipano

Cultura
19/08/2015 18h22

Promover a cultura em suas mais diversas formas e valorizar o artista da terra. É com esse intuito que a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) abre as portas do Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) e promove neste mês a peça teatral Espetáculo "ZÉ, O Menino Que Queria Ser Peixe".  O espetáculo que tem cerca de 50 minutos de duração será uma das atrações da programação alusiva ao mês do folclore.

O  Espetáculo conta, de forma lúdica e criativa, a história de uma figura  lendária no estado de Sergipe: José Martins Ribeiro Nunes, mais conhecido como Zé Peixe e de sua irmã Rita Peixe.  Zé exerceu por muitos anos o trabalho de prático conduzindo as embarcações que entravam e saíam de Aracaju, pelo Rio Sergipe. Seu trabalho era executado de uma maneira bem diferente: nadava até o navio e depois  voltava nadando, conduzindo a embarcação. 

Amadeu Neto, ator que interpreta o Zé criança, explica que Zé Peixe era um grande conhecedor das águas da costa aracajuana e mesmo tendo nos deixado em 2012, ainda continua vivo no imaginário do povo sergipano. "A peça serve não só para entreter, mas principalmente para mostrar a história fantástica desse conterrâneo que até hoje nos enche de orgulho", falou

A peça mostra a infância dessa figura lendária junto aos pais e a  irmã mais nova, Rita, também conhecida como "Rita Peixe". Entre a  casa e a escola,  o espetáculo conduz  Rita e Zé a uma grande aventura.

Com direção de Lindemberg Monteiro o espectador é convidado a viajar entre a lua e o mar, onde nosso herói conhece novos amigos da fauna local, brinca e se diverte com a imaginação, passando por várias experiências que  o levam a descobrir a sua grande paixão pelo mar.

Estreada na manhã de hoje no Teatro João Costa, o espetáculo do grupo Stultifera Navis arrancou risos de dezenas de criança, que durante visita à Biblioteca Mário Cabral foram contempladas pelo espetáculo.

A próxima apresentação acontece no dia 21, às 16h com entrada franca.