Na manhã desta quinta-feira, 20, as mamães do bairro Soledade participaram de uma ação de promoção à saúde promovida por profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), na Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Hardman. Assim, os profissionais realizaram palestra para orientar quanto à importância nutricional do leite, higiene bucal do bebê e postura correta para amamentar. Além disso, inaugurado o espaço reservado para a amamentação.
Segundo a nutricionista Bárbara Chagas, a amamentação é uma preocupação constante por perceber que muitas mães oferecem fórmulas (leites industrializados), enquanto o ideal seria apenas o leite materno até os sexto mês de vida. “Trabalhamos com a sensibilização das mamães para que tomem consciência de que o melhor para seus bebês é o leite materno. Isso contribuirá diretamente para a boa saúde da criança durante toda a vida”, ressaltou.
A mãe da pequena Thainá (de 11 meses), Yasmim de Araújo, compartilhou sua experiência com outras mulheres. “Até os seis meses de vida, Yasmim teve o leite materno como único alimento. Hoje em dia já inclui outros alimentos em sua dieta, porém, continuo amamentando também”, frisou.
Grávida de oito meses, esperando o segundo filho, Ione Vilela contou que vai seguir a risca o período destinado à alimentação restrita do leite materno. “Irei repetir o que fiz com meu primeiro filho. Ele mamou mais de seis meses e hoje, com dez anos, raramente adoece, tem uma saúde de ferro. Agora quero que aconteça o mesmo com meu bebê”, disse.
Após a palestra, as mamães foram levadas para a reinauguração do ‘Cantinho da Amamentação’ - espaço de aconchego, onde estas mamães amamentaram e trocaram experiências sobre suas vivências maternas.