Na manhã desta quinta-feira, 20, o secretário Municipal da Saúde, Luciano Paz, esteve na Unidade de Saúde da Família Porto Dantas para verificar a reforma e conversar com profissionais e, principalmente, para ouvir a comunidade e apresentar o projeto de ampliação da unidade. Na ocasião, ele foi acompanhado do consultor da SMS, Adalberto Canuto, da diretora de Atenção à Saúde, Gildete Maria Ávila Carvalho Macêdo e da supervisora de área (Porto Dantas), Luciana Macário.
Luciano Paz retomou seu trabalho de visitação às USFs, onde sempre conversa com a população e profissionais da saúde averiguando as necessidades do cotidiano e, principalmente, apresentando soluções pontuais para os problemas apresentados. Na USF Porto Dantas, o secretário fez questão de levar a planta da futura reforma do local, o que trará maior conforto aos pacientes e aos profissionais.
“Estou visitando as unidades para realizar um diagnóstico. Temos algumas ideias que queremos colocar em prática para melhorar a Saúde Municipal. Na próxima semana, por exemplo, estaremos realizando um ciclo de treinamento para melhorar, ainda mais, a qualidade do atendimento nas unidades”, disse.
Sobre as necessidades da USF Porto Dantas, o secretário faz questão de conversar com representantes da comunidade, através do Conselho Local de Saúde. Luciano enfatizou que os conselheiros possuem acesso livre ao seu gabinete. “Queremos manter essa relação de cordialidade com todos que possam acrescentar ao nosso trabalho na Saúde Municipal. O gabinete estará sempre aberto para receber todos os conselheiros. Queremos ouvi-los em seus apontamentos. Peço sempre calma e o apoio da população para que possamos realizar as reformas necessárias”, disse.
Segundo Maria Lídia Santos Oliveira, que integra o Conselho de Saúde do Porto Dantas, a oportunidade de discutir com o próprio gestor municipal dá maior respaldo ao diálogo. “Essa atenção, por parte de Luciano Paz, nos dá uma tranquilidade. Esta é a segunda vez que ele vem até a USF Porto Dantas conversar com a equipe e também com a comunidade. Essa forma de administrar escutando a todos nós, nos certifica de que as mudanças, que tantos ansiamos, serão acatadas”, disse.
De acordo com Jorge Correia, morador do Porto Dantas - e um dos primeiros fundadores do Conselho de Saúde Local -, a visita da comissão da Secretaria Municipal da Saúde vem ressaltar o empenho pela humanização dos trabalhos e consequentemente refletirá em melhorias para a população. “Percebemos essa seriedade por parte de Luciano e sua equipe que vem trabalhando com esse olhar mais humanizado. Meu pai foi o primeiro conselheiro daqui (Porto Dantas), sendo eu um dos fundadores também. Os conselheiros têm que olhar a população e eu acredito em melhorias”, pontuou.
Para Tamilhes Santos Ferreira, agente de saúde, que trabalha na farmácia da USF Porto Dantas, esse respaldo encontrado na atual gestão vem ressaltar a preocupação em melhorar o atendimento aos usuários. “Achei muito produtiva, pois o secretário e sua equipe veio verificar na própria farmácia, como estamos trabalhando. Relatei as necessidade mais urgentes e pontuei a necessidade de alguns medicamentos com maior saída para os pacientes. Nosso foco é melhorar nosso ambiente de trabalho e, consequentemente, o atendimento dos usuários de modo geral e estamos dando os primeiros passos”, finalizou.