Os profissionais do Programa Municipal de DST/Aids, através do Centro de Testagem Rápida e Aconselhamento (CTA) Itinerante, estiveram na noite da última quinta-feira, 20, na Orlinha do bairro Industrial realizando exames para detecção de doenças sexualmente transmissíveis.
A ação fez parte da programação do Circuito do Orgulho LGTB - evento organizado Grupo de Direitos Humanos e Cidadania GLBT (ASTRA), que conta também com o respaldo Associação de Defesa Homossexual de Sergipe (ADHONS) - e antecede a 14ª Parada do Orgulho Gay, marcada para o próximo dia 31, em Aracaju.
"Já levamos o CTA Itinerante a outros bairros da Capital, sempre alcançando nosso objetivo, que é identificar o quanto antes os casos de DSTs, aumentando as chances de cura, como também orientando para a prevenção. Dos 70 procedimentos que realizamos na Orlinha do bairro Industrial, tivemos três casos positivos para sífilis, que foram registrados e prontamente orientados para o tratamento", disse a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Débora Oliveira, informando que terão outras ações do CTA itinerante.
Segundo explicou a referência Técnica do Programa Municipal DST/Aids, Marília Uchoa, as atividades terão maior intensidade no dia da Parada, na Orla de Atalaia. "Como é um momento de grande concentração de pessoas, estaremos com o CTA Itinerante e nossos profissionais distribuindo materiais informativos, orientando como prevenir DST´s. Na ocasião estaremos ofertando vários testes rápidos, para HIV, Sífilis e Hepatites virais", ressaltou.