SMS discute mortalidade infantil

Saúde
21/08/2015 13h40
Início > Notícias > SMS discute mortalidade infantil

Na manhã desta sexta-feira, 21, profissionais da Secretária Municipal da Saúde (SMS) ligados à área infantil estiveram no auditório do Cemar Siqueira Campos, para reunião do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil. O grupo, que faz parte das diretrizes do Ministério da Saúde, objetiva estudos de campo para a criação de ações que diminuam os casos de mortes envolvendo os pacientes.

Segundo a coordenadora do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna em Aracaju, Ângela Marinho Barreto Fontes, o trabalho é mais investigativo, servindo de fonte de pesquisa e reflexão para o cotidiano. “Nossa equipe vai até as unidades de saúde, residências, refazendo o percurso do óbito da criança. Desde 2003 existe esse Comitê focado no estudo de casos, objetivando analisar as particularidades dos pacientes, fazendo das falhas encontradas, mecanismos de melhoria para a saúde pública. Segundo o Ministério da Saúde, o foco todo é na diminuição da mortalidade infantil. Assim, estamos trabalhando para contribuir sempre mais com esse objetivo maior”, explicou.

Na ocasião, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (setor vinculado à Diretoria de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde), Raulinna Gomes, enfatizou que as ações do comitê servem também para que todos os profissionais da SMS reavaliem suas estratégias de atendimento. “Os estudos de casos servem de espelho para que possamos melhorar nosso trabalho. Precisamos sempre pensar no bom atendimento dentro das nossas unidades. É necessário planejar tudo com um olhar multidisciplinar e constante”, enfatizou.