Promover saúde e interação entre os servidores da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), estes são adjetivos do Mexa-Se, programa de ginástica laboral, que está completando dois anos e que mobilizou servidores e público em geral ao Parque da Sementeira, na manhã deste sábado, 22, a participar de várias práticas esportivas no Aulão realizado pela Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp).
O Secretário Municipal da Juventude e Esporte, Carlos Eloy, comemora o alcance e sucesso do projeto. “O Mexa-Se surgiu como uma proposta embrionária, de duas pastas da PMA, como uma forma de levar saúde a todos os setores da prefeitura e hoje cobrimos quase todas as secretarias e órgãos ligados ao município, e nós esperamos que daqui em diante possamos levar mais saúde, movimentação e interação entre as pessoas, através de exercícios de pelo menos quinze minutos possamos também motivá-las á prática esportiva”, diz o secretário.
Para a coordenadora do programa, Fernanda Loser, é importante mostrar a população todo o trabalho desenvolvido pela equipe do Mexa-Se, e sua proposta de promover saúde, mesmo no ambiente de trabalho. “O programa nestes dois anos cresceu bastante, são 9 locais com duas visitas por semana, 15 minutos em dois turnos, manhã e tarde de segunda a quinta-feira, formado por estagiários e professores que vão coordenando, realizando provas e reuniões semanais, sobre os assuntos que vamos abordar nos encontros, e hoje trouxemos o Mexa-Se para o Parque da Sementeira para que o projeto também fosse expandido à população, e possa conhecer o nosso trabalho, sentir a energia deste projeto”, ressalta Fernanda.
Atividades
Caminhada, Ginástica laboral, Zumba, Treinamento Funcional, Vôlei misto, futebol, tchucobol e outras práticas esportivas marcaram o Aulão comemorativo. Quem participou, aprovou a iniciativa. O professor de funcional Breno Fonseca viu o evento como uma forma de levar saúde e conscientizar as pessoas a manter uma vida mais saudável. “Todos devem saber da importância de praticar uma atividade física diária, e o funcional surge como uma modalidade diferente e desafiadora, pra justamente cativar mais pessoas à esta atividade”, diz Breno.
Já a assistente social Cláudia Cardoso, também acordou cedo e levou a filha Cecília para as atividades voltadas ao público infantil. “A possibilidade de estar fazendo uma prática esportiva ao lado da família é muito bom, estou com a minha filha que também está aproveitando das atividades para crianças, além do incentivo a atividades físicas, levantar cedo e vir aqui prara p parque participar, estou adorando”, enfatiza Cláudia.
A dona de casa Rosa Maria da Silva, deixou a preguiça de lado e aproveitou as atividades para manter a forma. “O que mais gostei foi da Zumba e do Funcional, pela minha idade é muito importante participar dessas atividades, pular, dançar, correr, isso é maravilhoso”, empolga-se Rosa Maria.
Além das equipes da Sejesp e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do apoio da Secretaria de Comunicação Social (Secom) o Aulão do Mexa-Se também contou com o apoio de profissionais das academias Sport Connection, Aula de Zumba, e do Studio Power, que promoveu a aula de treinamento funcional.