Cerca de trinta crianças, com idades entre 8 a 10 anos, estudantes da Escola Municipal Dom Távora, participaram na sexta-feira, 21, da ciranda de leitura na Biblioteca Mário Cabral, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju. O evento faz parte das comemorações em homenagem ao mês do folclore.
A obra escolhida foi “O Menino Tangedor de Sonhos”, de autoria da presidente da Funcaju, Aglaé Fontes. O livro conta a infância de Sílvio Romero e ressalta sua importância para a divulgação da cultura popular, através de uma linguagem acessível e conta com diversas ilustrações.
Nascido em Lagarto, Sílvio Romero, foi o precursor dos estudos folclóricos no Brasil, buscando informações junto ao povo por todo o país sobre os costumes, folguedos e as manifestações populares. Em sua infância o intelectual teve acesso a esse mundo com as histórias contadas pela escrava Totonha.
Segundo a diretora da biblioteca, Verônica Cardoso, o objetivo da ciranda é incentivar a leitura, trazendo o conhecimento sobre o folclore através da visão de Silvio Romero e também do patrono Mário Cabral, além de grandes nomes da história de Sergipe, que contribuíram para a valorização da cultura popular.
“Abordamos hoje a trajetória de Sílvio Romero e mostramos que o despertar e o interesse para a cultura popular aconteceu quando ele ainda era criança. Nosso intuito é fazer com que os pequenos aprendam desde cedo a importância e a valorização da nossa cultura. Esperamos realizar mais cirandas como essas e que mais escolas participem”, fala.
Ações
Durante o evento, as crianças ouviram atentamente a história, questionando com curiosidade. Meninos e meninas participaram da atividade lendo trechos, divertindo-se nas cirandas e brincadeiras proporcionadas pelas bibliotecárias. Ao final do evento, ainda puderam assistir a peça teatral “Zé, o menino que queria ser peixe”, no Teatro João Costa.
A Biblioteca Mário Cabral vem desenvolvendo diversas ações, visando aumentar o índice de leitura através de contação de histórias, oficinas literárias, rodas de leitura, entre outras iniciativas. A Ciranda de Conversa segue até o final deste mês, sempre com agendamento prévio.