Sema realiza fiscalização educativa em empresas de jardinagem e de comunicação visual

Meio Ambiente
26/08/2015 14h57

Por meio de denúncias da população sobre o descarte irregular de resíduos volumosos em terrenos baldios e áreas de preservação permanente (APP's), a Coordenadoria de Saneamento Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Cosam/Sema), realizou uma fiscalização educativa em empresas prestadoras dos serviços de jardinagem e comunicação visual (outdoor). Com isso, a equipe ficou responsável por notificar todos os empreendimentos que atuam com esses serviços, para que as mesmas contratem empresas de coleta e transporte de RCCV's devidamente cadastradas na Sema.

"Nós recebemos a denúncia de que algumas empresas do ramo de jardinagem e comunicação visual estariam descartando os resíduos em locais inadequados, como áreas de preservação permanente (APP's) e em terrenos baldios. Por isso, estamos realizando abordagens educativas para que cada empresa realize o descarte de maneira correta", esclareceu o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.

A equipe da Cosam vem realizando também a entrega dos Comunicados Oficiais referente às pendências para finalização do processo de Cadastro de Transportadoras de Resíduos de Construção Civil e Volumosos (RCCV's). "Estamos aproveitando também e entregando, em mãos, alguns Comunicados Oficiais direcionados às empresas transportadoras de RCCV's referente às pendências para finalização do processo de Cadastro destas junto à Coordenadoria de Saneamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Aracaju e que foram devolvidos pelo correio. O responsável e/ou representante de empresa transportadora de RCCV's deverá comparecer em um prazo de 20 dias corridos a contar do dia do recebimento do comunicado, na Cosam/Sema", acrescentou a técnica ambiental da Sema, Shéron Morales.

A Cosam fica situada na Avenida Pedro Paes Azevedo, N.853, Bairro Salgado Filho, Aracaju, Sergipe. É importante salientar que o comparecimento tem como objetivo regularizar as pendências. Caso não sejam regularizadas, no prazo estipulado, o processo será encerrado e a empresa sofrerá as sanções legais cabíveis.