Semed promove curso de formação inicial para cuidadores de creche

Educação
08/09/2015 13h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou na manhã desta terça-feira, 8, um curso de formação inicial para os cuidadores de creche e profissionais de apoio aos alunos da educação especial. O evento aconteceu no auditório Antônio Vieira, anexo à EMEF Presidente Vargas, e contou com a presença do professor Dênisson Ventura, diretor do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed), que na ocasião deu as boas-vindas aos convocados.

Com a convocação dos profissionais, a expectativa da Secretaria Municipal da Educação é ampliar o atendimento aos alunos com deficiência, como também das centenas de crianças que frequentam as creches. "A ideia de todo esse trabalho é continuar oferecendo uma educação com qualidade. Contamos, a partir de agora, com o apoio desses profissionais para manter a eficiência do atendimento escolar", destacou Jailma Rezende, coordenadora de Educação Especial.

Jailma explicou que no curso serão abordados diversos temas de interesse profissionais de apoio aos alunos da educação especial. "Vamos explanar toda a dinâmica de trabalho, fazer uma sondagem das aptidões para a efetivação das lotações e, de uma forma geral, iremos mostrar como é o funcionamento da educação especial dentro do contexto da rede municipal", registrou a coordenadora.

A coordenadora de Educação Infantil, Ana Suely, foi a responsável pelo acolhimento dos convocados para a vaga de cuidadores de creche. Ela ressaltou as diversas funções que deverão ser executadas durante a rotina em sala de aula. "A rotina da creche é feita de uma sequencia de atividades, incluindo momentos cotidianos de interação com as crianças", pontuou.

No curso de formação inicial foram levantados pontos como "entrada e saída das crianças", "banho", "troca de fraldas e banheiro", "sono", "higiene" e "alimentação". "Cada momento exige atribuições específicas que requer muita atenção por parte dos cuidadores. O curso é uma oportunidade para todos tirarem as dúvidas. Importante dizer que essa capacitação será realizada de maneira continuada", disse Ana Suely.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Infantil Joana Maria, Eliane Barros, não escondeu a felicidade com a convocação dos cuidadores da creche. "Teremos três cuidadoras que irão acrescentar muito na rotina da nossa escola. Quem ganha mais com tudo isso é a comunidade. Estamos aqui para recebê-los com todo o carinho", falou.