Hospitais Municipais registram mais de 1.900 atendimentos no final de semana prolongado

Saúde
08/09/2015 13h12

Tradicionalmente, os feriados que prolongam o final de semana refletem em baixo quantitativo de atendimentos nos Hospitais Municipais. Como a maioria dos aracajuanos viaja, os plantões médicos registram poucos casos. Ainda assim, a Secretaria Municipal de Saúde, através dos Hospitais Municipais Nestor Piva (zona norte) e Fernando Franco (zona sul), organizou a escala médica para resolver eventuais ocorrências. Entre o sábado e a segunda-feira passados foram notificados 1.974 atendimentos nestas duas unidades, sendo a maioria concentrada na especialidade clínica.

Segundo os dados contabilizados, o Nestor Piva teve maior fluxo de pacientes. Com total de 1.195 pacientes, sendo destes: 865 clínicos, 160 cirurgias realizadas, 140 casos ortopédicos e 30 procedimentos odontológicos (durante os plantões de 24 horas). De acordo com a gerente do Nestor Piva, Ana Cristina Carvalho de Melo, tudo transcorreu dentro do planejado.

“Tivemos um final de semana prolongado, mas como aconteceram em outras ocasiões, as pessoas viajaram e a cidade acabou um pouco vazia, refletindo no número de pacientes acolhidos. No Nestor Piva fizemos nosso atendimento seguindo o padrão de fim de semana, com escala médica completa e nenhum problema administrativo. Tivemos apenas um caso grave, envolvendo uma senhora que foi esfaqueada pelo marido, mas que recebeu o atendimento e já recebeu alta médica”, disse.

Já no Hospital Fernando Franco, o número de atendimento foi bem pequeno, se comparado com os últimos finais de semana, sendo um total de 779 atendimentos (durante os três últimos dias). A maioria também foi na especialidade clínica com 530 casos, seguidos da pediatria com 185 atendimentos e das cirurgias que pontuaram apenas 64 registros.

Segundo a gerente interina do Fernando Franco, Maria Joselita Sobral, o final de semana foi de dentro da normalidade. “Nossas equipes estavam preparadas para um maior fluxo de pacientes, mas tivemos um quantitativo pequeno, porém, dentro da expectativa para um fim de semana prolongado quando é notória a diminuição dos atendimentos médicos em todos os hospitais”, pontuou.