Orquestra de Câmara promove o conhecimento musical a jovens

Cultura
08/09/2015 16h24

O som que ecoa da Escola de Arte Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), anuncia o início de mais um ensaio da Orquestra de Câmara. Composto por cerca de 60 jovens e adolescentes da grande Aracaju, a orquestra tem realizado ensaios semanais a fim de promover em breve apresentações por todo o estado. Clarinete, violoncelo, trompete, viola e saxofone são alguns dos instrumentos que garantem a qualidade musical buscada pelos participantes.

Sérgio Teles, diretor da unidade, explica que a ideia é promover à população o contato com a música de forma continuada, onde através das aulas práticas e teóricas jovens e adultos conheçam um pouco mais sobre a arte musical e se profissionalizem. “A Orquestra tem como objetivo proporcionar aos jovens o crescimento intelectual e a valorização pessoal através de experiências artísticas”, falou.

Além do aprendizado técnico ofertado por profissionais capacitados, os alunos também aprendem sobre as noções de cidadania. “O projeto não promove apenas o contato com a música, mas gera principalmente a discussão sobre a responsabilidade e prática social que cada um de nós tem”, disse.

Com um repertório diversificado, as aulas ministradas às sextas e sábados incluem oficinas de inicialização musical e prática, com nove diferentes instrumentos, ofertados gratuitamente para a população. Oriunda da Banda Municipal de Música, criada na década de 70, a Orquestra de Câmara da Valdice Teles foi reativada no ano passado retornando ao posto de referência musical do Estado.

Sérgio completa informando que o compromisso da Fundação é promover o saber e o acesso à cultura em suas diferentes vertentes. “A reativação da Orquestra garantirá não somente aos participantes a oportunidade do saber, como também a população a chance de ter contato com a música clássica e popular”, finalizou.