PSE realiza parcerias com universidades para avaliar a saúde dos estudantes

Saúde
09/09/2015 17h52
Início > Notícias > PSE realiza parcerias com universidades para avaliar a saúde dos estudantes

Nesta quarta-feira, 9, o Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Unidade de Saúde da Família (USF) Humberto Mourão, estiveram presentes com estudantes de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit) para avaliar o Índice de Massa Corporal (IMC) de estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Júlio Prado Vasconcelos, localizada no bairro São Conrado. A ação também foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Hermes Fontes, que teve a participação dos acadêmicos de Nutrição da Unit. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza este contato com as universidades públicas e particulares através do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), que faz a integração entre ensino e serviço.

De acordo com a responsável técnica pela Integração Ensino e Serviço do Ceps, Agda Maria Vasconcelos, estas importantes vivências proporcionadas pela articulação ensino e serviço servem para romper com as formas tradicionais de ensino e aprendizagem. "Isso faz com que aproxime ainda mais quem pesquisa de quem ensina, e quem aprende de quem cuida. Todo este movimento fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e produz conhecimento. Hoje temos aproximadamente 3.500 estudantes, por semestre, inseridos nos campos de práticas no SUS de Aracaju”, explicou.

Para a professora de Educação Física da Unit, Lívia de Melo, a universidade sempre realiza parcerias com os programas e coordenações de promoção à saúde. “Essas ações fazem com que os alunos entendam melhor como será a sua função profissional. Pois um profissional de educação física precisa entender na prática como atuar com a população. Nessa escola nós avaliamos o Índice de Massa Corporal dos alunos e descobrimos que a maioria está com o peso normal. Já outros estudantes foram diagnosticados com sobrepeso e obesidade”, ressaltou.

A coordenadora de estágio de Nutrição em Saúde Pública da Unit, Alaide Guilherme dos Santos, afirmou que essas atividades são uma forma dos acadêmicos terem um contato com a prática. “Na universidade conseguimos passar todo o conhecimento teórico, mas é com essas parcerias que deixamos os alunos mais envolvidos com o trabalho. Entendendo como realizar um diagnóstico nutricional de uma criança e até mesmo de como passar as informações para os professores, pais e responsáveis”. 

A referência técnica do PSE, Aline Vieira, destacou a importância dessas ações para os escolares e também para os acadêmicos. “Esse é um trabalho da estratégia de saúde da família, que tem o objetivo de orientar os estudantes e futuros profissionais para o mercado de trabalho e fazendo com que eles entendam a importância dessa parceria para ampliar o atendimento aos usuários do SUS”, disse.

Os alunos de Odontologia da Unit também estão realizando atividades de promoção à saúde na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Tethis Nunes, em parceria com a USF Adel Nunes, localizada no bairro América. E o curso de fisioterapia da Faculdade Estágio de Sergipe (FASE) também está realizando ação educativa na Emei Dom José Brandão de Castro, em parceria com a Unidade de Saúde Fernando Sampaio. Já o curso de Nutrição da Unit realizará mais ações de educação em saúde nas escolas Emei Otília de Araújo, Emef Juscelino Kubischek e Emei Benjamin Alves de Carvalho.