A cárie dental é a doença crônica mais comum na infância, causadora de dor, evasão escolar e perda da confiança. Infelizmente, muitas crianças não têm acesso à saúde odontológica básica e à educação necessária para manter uma boa saúde bucal. Preocupada com a saúde bucal das crianças aracajuanas, a Prefeitura de Aracaju, através do Programa Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza diversas ações com o intuito de melhorar a qualidade de vida dessas, dando a elas o direito de sorrir e de cuidar de sua saúde. A infância é um dos períodos mais vulneráveis para o surgimento da cárie, época em que a imaturidade, a falta de coordenação motora e o desinteresse comprometem a eficiência da escovação.
Nesta quarta-feira, 9, os alunos das Escolas Municipais Tenisson Ribeiro localizada no Mosqueiro, e Professora Maria Carlota, no bairro São José, tiveram uma tarde diferente. Cerca de 160 alunos participaram de palestra na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), que realiza parceria fornecendo o espaço. Todas as quartas-feiras, atividades com recreação, e palestras educativas são realizadas. Hoje, foi o dia do Programa Saúde Bucal, onde foi realizada orientações sobre como realizar a escovação corretamente, além de dicas de higiene bucal, como prevenir as cáries de uma forma dinâmica e bem divertida.
Além da palestra sobre higiene bucal, os alunos foram orientados sobre a alimentação. “A equipe orientou alunos entre 7 e 12 anos de idade, que é uma faixa etária que precisa ficar atenta com os tipos de alimentos que ingerem para não ter problemas bucais futuros como a cárie. Também realizamos uma escovação supervisionada e entregamos panfletos sobre alimentação saudável infantil. Ao final da palestra, os alunos ainda receberam um kit de escovação”, argumenta a apoiadora do Programa Saúde Bucal, Ana Elizabeth Caldas.
Amanhã, quinta-feira, 10, durante a tarde, será a vez dos alunos da Rede Municipal Freitas Brandão, Alcebíades Villas Boas e José Conrado de Araújo, realizarem essa mesma ação na AABB que, além da palestra educativa, terá muitas outras atividades.
Segundo a dentista Ana Elizabeth Caldas, as mães devem ficar atentas. “É importante que as mães incentivem seus filhos a virem. O acompanhamento odontológico desde os primeiros meses de vida deve fazer parte da rotina familiar para prevenir em até 99,8% as cáries em qualquer idade”, diz.