Prefeitura preza pela sustentabilidade entre os contemplados com habitações populares

Comunicação Social
10/09/2015 15h14

A Prefeitura Municipal de Aracaju acredita que valorizar as habitações populares é um compromisso a ser seguido e, contando com isso, almeja cada vez mais garantir ao cidadão o acesso ao seu imóvel, junto a esse direito de cidadania é necessário que os beneficiários cumpram com alguns deveres importantes para sustentabilidade da sua casa própria tão sonhada.

A Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), juntamente com o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), cumpre com o papel de auxiliar os contemplados com as moradias populares, fazendo palestras que incentivam a sustentabilidade dos imóveis, bem como, todos os direitos e deveres estabelecidos para posse da propriedade imobiliária, ou seja, o beneficiado é acompanhado desde a seleção para conseguir o imóvel até o momento que é contemplado e posteriormente também.

A diretora de Habitação da Semfas, Virgínia Rabelo, garante que essa parceria com o PTTS tem ajudado consideravelmente aos futuros moradores contemplados com as habitações. "Há todo um movimento para ajudar as famílias que conseguem esse benefício, é feito um acompanhamento que garanta a sustentabilidade do imóvel, preservação, também temos palestras e conversas com os moradores contemplados para que eles possam saber dos seus direitos e também dos seus deveres".

Ações sociais 

Virgínia ainda leva em consideração a atuação da Semfas, PTTS e da Prefeitura Municipal de Aracaju em colaborar com o desenvolvimento econômico dos moradores. "Desenvolvemos ações sociais que também melhoram a qualidade de vida dos beneficiados, por exemplo, disponibilizamos por meio de curso técnico, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) através do Senac, muitas oportunidade de cursos, e, depende muito da demanda, a exemplo de cursos de corte e costureira, na área de limpeza, pequeno empreendedor entre outros. Isso é um grande compromisso da gente, ajudar o morador na pré seleção onde a pessoa vem se inscrever e cadastrar a sua família, até o momento que é contemplado e posterior a isso" finaliza.