Campanha contra Hanseníase e Verminoses acontece nas escolas

Saúde
10/09/2015 15h26
Início > Notícias > Campanha contra Hanseníase e Verminoses acontece nas escolas

A Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Geohelmintíases (Verminoses) começou dia 31 de agosto e irá se encerrar no dia 31 de outubro, o público-alvo da campanha são crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, que devem receber doses do remédio Albendazol para eliminar parasitas comuns como lombriga e amarelão. As visitas serão realizadas nas escolas das redes municipais e estaduais. A meta é atingir 85% dos jovens dessa idade.

A proposta da ação é implementar o tratamento quimioprofilático preventivo, para redução de carga parasitária e das suas complicações, além do trabalho educativo em saúde, por meio de palestras, folders e cartazes sobre o tema.

A técnica responsável pelo Programa de Ações Inovadores de Hanseníase, Anaide Prado, explica que a campanha é uma importante ação para erradicação da Hanseníase e combate às verminoses.  “É preciso o apoio da família. Os pais e os responsáveis devem preencher as fichas enviadas pela escola e devolver em 48 horas aos professores. Com essas autorizações as crianças recebem a medicação de verminose na escola e, caso tenham manchas suspeitas de hanseníase, serão encaminhadas as Unidades de Saúde para confirmação e tratamento. A medicação elimina os vermes e contribui para o crescimento saudável da criança”, afirma.

A enfermeira responsável pelo Programa de Ações Inovadores de Hanseníase, Thayane Reis, alerta que a doença tem tratamento. “Quando diagnosticada precocemente pode curar em 80% dos casos. Porém, a falta do diagnóstico pode causar sequelas graves, causando incapacidades físicas e deformidades. O tratamento é feito gratuitamente nas unidades de saúde do município”, destaca.

Hanseníase

A Prefeitura de Aracaju, em ação conjunta das Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, com as equipes de Saúde da Família e com o Programa Saúde na Escola (PSE), irá distribuir nas Escolas da Rede Municipal e Estadual fichas de autoimagem aos escolares com informação sobre Hanseníase para serem respondidas em casa, com o acompanhamento dos pais. O questionário ajudará a detectar casos suspeitos para o encaminhamento e tratamento correto.

A Hanseníase é causada pelo Mycobacterium Leprae e é transmitida por meio de contato direto e prolongado com o doente sem tratamento. A transmissão ocorre normalmente pelas vias aéreas superiores. A doença se desenvolve dependendo das condições do sistema imunológico do indivíduo ao qual foi transmitido o bacilo. Entre os sintomas principais estão manchas na pele com alterações de cor e de sensibilidade, dormência, queda de pelos e comprometimento de nervos periféricos.