O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou reunião com os candidatos a conselheiros tutelares na capital sergipana para esclarecer dúvidas sobre o processo eletivo que ocorrerá no dia 4 de outubro de 2015 em todo o município de Aracaju. O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, na última quarta-feira, 10.
Segundo a presidente do CMDCA, Ana Lúcia de Santana, a reunião teve como objetivo possibilitar esclarecimentos sobre processo de escolha dos integrantes dos Conselhos Tutelares. Para tal, representantes do Ministério Público de Sergipe (MP-SE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) participaram de uma mesa redonda na ocasião.
“O resultado dessa reunião foi satisfatório. Temos 90 candidatos e somente 19 faltaram a reunião. O quantitativo foi bom e a participação bem ativa de todos.Querermos realizar um processo eletivo tranqüilo e estamos trabalhando para isso”, disse a presidente do CMDCA.
Esclarecimentos
O representante do TRE-SE, Marcelo Gerard, destacou o suporte que o Tribunal dará à eleição no dia 4 de outubro. “A Justiça Eleitoral de Sergipe oferecerá todo o suporte necessário para que as eleições possam ser realizadas, desde a disponibilização de Urnas eletrônicas, caderno de eleitores e organização dos locais de votação, além de capacitação dos mesários e técnicos que contribuirão neste processo eleitoral”, afirmou Gerard.
Lígia de Souza Rabelo, candidata a conselheira tutelar de Aracaju, aprovou a iniciativa. “Pertenço à primeira turma de conselheiros de Aracaju em 1988. Vejo que uma ação como essa é excelente, pois é esclarecedora e objetiva. Agora o que desejamos é divulgação. A sociedade precisa perceber a importância de votar em um conselheiro tutelar”, comenta Lígia, acrescentando que o voto é facultativo.
De acordo com a presidente da comissão eleitoral, Fátima Goes, o Conselho da Criança tem buscado atender as expectativas dos candidatos. “Estamos buscando divulgação, inclusive foi solicitada uma reunião com o setor de comunicação da Prefeitura para traçar um plano de divulgação das eleições”, ressaltou.
Participaram do evento a presidente do CMDCA, Ana Lucia de Santana; a presidente da comissão eleitoral do CMDCA, Fátima Goes; o Procurador do Ministério Público de Sergipe, Leidison Gadelha; a representante do Núcleo de Apoio a Infância e Adolescência do MP-SE, Andrea Bezerra; e o Assessor Jurídico da Estação Cidadania, Renato Pereira.
As eleições para conselheiros tutelares ocorrerão em todo o Brasil no dia 04 de outubro, das 08 às 17 horas. Em Aracaju, noventa candidatos vão disputar as 30 vagas disponíveis nos seis Distritos.
Confira os locais de votação: http://www.aracaju.se.gov.br/userfiles/concursos/LOCAIS-DE-VOTACAO-2015.pdf