Os alunos do Colégio Estadual Benedito Barreto Nascimento, do município de Umbaúba, tiveram uma manhã bem diferente. Nesta quinta, 10, vinte estudantes do ensino médio vieram à Aracaju para conhecer o Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).
A visita faz parte de um projeto da escola chamado ‘Feira dos Municípios', onde são trabalhadas atividades culturais, a história, educação e curiosidades de cada cidade. Como resultado das pesquisas, no dia 25 de setembro será realizado um evento em praça pública para a toda comunidade e entorno, com a apresentação dos trabalhos.
Wanderley Teixeira, professor de geografia do colégio, explica que o projeto abrange os municípios do Centro-Sul do Estado e é uma ação interdisciplinar. "A ideia é incentivar a participação dos alunos na questão cultural e educativa de vários municípios incluindo nossa capital. Uma maneira de conhecer mais, saber mais de cada uma dessas cidades e o que elas têm a nos oferecer", fala.
A estudante Priscila Araújo conta que antes a feira era sobre países e que a mudança para os municípios sergipanos aproximou o projeto da realidade dos alunos. Ela fala ainda, que gostou muito da visita ao Centro Cultural e em especial a Sala de Cultura Popular. "Eu adorei o prédio, principalmente a história dele, por terem reformado e não demolido para fazer um novo. Foi ótimo, pois tinha muita informação que eu não sabia de Aracaju", diz.
Na ocasião, a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, recepcionou os visitantes presenteando a todos com um cordel de Chiquinho do Além Mar e o livro ‘Um sentir sobre as artes visuais em Sergipe' para a biblioteca do colégio. A presidente ainda contou, sob os olhos atentos dos adolescentes, um pouco sobre a história da Alfândega.
Além do roteiro tradicional de visita, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma roda de leitura na Biblioteca Mário Cabral, apresentando a história de Aracaju através do olhar do patrono. A turma assistiu também, na Sala Walmir Almeida, o documentário Chica Chaves que conta a história do bairro Industrial e o curta-metragem ‘Aracaju, O que há em você e o que falta em mim'.