Estudantes de Umbaúba visitam Centro Cultural

Funcaju
10/09/2015 17h27
Início > Notícias > Estudantes de Umbaúba visitam Centro Cultural

Os alunos do Colégio Estadual Benedito Barreto Nascimento, do município de Umbaúba, tiveram uma manhã bem diferente. Nesta quinta, 10, vinte estudantes do ensino médio vieram à Aracaju para conhecer o Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

A visita faz parte de um projeto da escola chamado ‘Feira dos Municípios', onde são trabalhadas atividades culturais, a história, educação e curiosidades de cada cidade. Como resultado das pesquisas, no dia 25 de setembro será realizado um evento em praça pública para a toda comunidade e entorno, com a apresentação dos trabalhos.

Wanderley Teixeira, professor de geografia do colégio, explica que o projeto abrange os municípios do Centro-Sul do Estado e é uma ação interdisciplinar. "A ideia é incentivar a participação dos alunos na questão cultural e educativa de vários municípios incluindo nossa capital. Uma maneira de conhecer mais, saber mais de cada uma dessas cidades e o que elas têm a nos oferecer", fala.

A estudante Priscila Araújo conta que antes a feira era sobre países e que a mudança para os municípios sergipanos aproximou o projeto da realidade dos alunos. Ela fala ainda, que gostou muito da visita ao Centro Cultural e em especial a Sala de Cultura Popular. "Eu adorei o prédio, principalmente a história dele, por terem reformado e não demolido para fazer um novo. Foi ótimo, pois tinha muita informação que eu não sabia de Aracaju", diz.

Na ocasião, a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, recepcionou os visitantes presenteando a todos com um cordel de Chiquinho do Além Mar e o livro ‘Um sentir sobre as artes visuais em Sergipe' para a biblioteca do colégio. A presidente ainda contou, sob os olhos atentos dos adolescentes, um pouco sobre a história da Alfândega.

Além do roteiro tradicional de visita, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma roda de leitura na Biblioteca Mário Cabral, apresentando a história de Aracaju através do olhar do patrono. A turma assistiu também, na Sala Walmir Almeida, o documentário Chica Chaves que conta a história do bairro Industrial e o curta-metragem ‘Aracaju, O que há em você e o que falta em mim'.