Prefeitura esclarece acontecimentos sobre recolhimento de lixo

Comunicação Social
10/09/2015 17h22

A Prefeitura de Aracaju vem a público esclarecer os últimos acontecimentos envolvendo o recolhimento de lixo na capital sergipana e o impasse entre a empresa Torre, o Sindilimp e a administração municipal.

Inicialmente, a Prefeitura esclarece que as pendências financeiras estão sendo equacionadas. A dívida de R$ 14 milhões, acumulados entre a gestão passada (R$10 milhões) e a atual, já foi parcelada para pagamento em 17 vezes, tendo sido o primeiro pagamento efetuado nesta quarta-feira, 09, e o segundo nesta quinta-feira, 10. Sendo assim, o acordo feito está totalmente em dia. Quanto aos pagamentos dos meses vencíveis, foi acordado também que estará sendo parcelado a partir do dia 23 deste mês.

No que diz respeito à dúvida que pairava entre a Torre, Sindilimp e Emsurb sobre cortes de pessoal em 20%, diz respeito apenas a redução de custos e não de pessoal, o que significa que não existe qualquer obrigatoriedade de demissão de funcionários das empresas. Isso reafirma uma antiga política do prefeito João Alves Filho, que faz questão de ressaltar que em toda a sua vida pública, nos mais diversos cargos que ocupou e mesmo as administrações tendo passado por diversas situações de dificuldades financeiras, nunca demitiu ou exonerou nenhum funcionário. Além disso, o prefeito faz questão de manter a limpeza da cidade, que já é referência e motivo orgulho tanto para aracajuanos quanto para turistas.  

Assim sendo, a Emsurb já oficializou todos os esclarecimentos à Torre e ao Sindilimp, ressaltando ainda que o número de equipes destinadas à execução dos serviços de limpeza pública e recolhimento de resíduos sólidos deverá obedecer aos quantitativos estabelecidos nos contratos 1210 e 1310.