Semed realiza reunião com coordenadores pedagógicos para avaliar programa de alfabetização

Educação
11/09/2015 14h24

A Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef), realizou, na tarde da última quinta-feira, 10, uma reunião com coordenadores pedagógicos para avaliar o andamento do programa Alfa e Beto, destinado a alfabetização de crianças. "Essa é uma reunião para verificar todos dos dados do programa na rede municipal de Aracaju. Para tanto, serão analisadas informações como frequência e ritmo de aprendizagem", informou Tânia Leite, responsável pela coordenadoria.

A reunião contou com a presença de coordenadores de todas as unidades de ensino. "Colhemos as informações de cada escola para fazer uma avaliação geral e específica do programa. Com esses dados é possível direcionar novas ações, observar o que precisa ser feito para atingir o nosso principal objetivo, que é a alfabetização das crianças", detalhou Tânia.

"Nossa intenção é realizar reuniões uma vez por mês justamente para dar o suporte necessário aos coordenadores pedagógicos. Uma das ações que estamos fortalecendo é a presença da família na escola para aumentar a frequência dos alunos. Importante ressaltar ainda que esse é um trabalho realizado de forma totalmente planejado com a participação efetiva dos professores durante as Horas de Estudo", explicou a coordenadora do Ensino Fundamental.

Para fazer a avaliação das informações, a reunião contou com um representante do Instituto Alfa e Beto, o coordenador técnico Robério Dias. Ele pontuou diversas questões relacionadas ao programa de alfabetização, a exemplo do planejamento, projetos da escola e o cronograma de conteúdo. "Precisamos entender que não adianta a gente achar que só porque temos o livro já é possível alfabetizar. Isso depende de um grande esforço de planejamento para definir as melhores estratégias", destacou.

O coordenador pedagógico da Escola de Ensino Fundamental Alcebíades Melo, Tenisson Costa, disse que a escola vem realizando todas as orientações do programa. "Nós fazemos um acompanhamento regular de todo o conteúdo aplicado em sala de aula. Temos o cuidado de observar a frequência dos alunos e chamar a família para participar das ações. Essas reuniões são importantes para consolidar o programa de alfabetização na rede municipal", registrou.