Idosos da Coroa do Meio participam de evento em prol da qualidade de vida

Saúde
11/09/2015 15h04

Na manhã desta sexta-feira, 11, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Coroa do Meio, dezenas de idosos participaram de grande evento dedicado aos cuidados com a saúde, mais especificadamente com o diabetes e a hipertensão. A ação foi organizada pela coordenadora de eventos da Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, a enfermeira Egisália Alves, e todos os demais profissionais que trabalham no local, contando com o respaldo dos estudantes de enfermagem da Universidade Tiradentes. O secretário municipal da Saúde, Luciano Paz, também prestigiou o momento de atividade e conferiu a apresentação do ‘Grupo de Cânticos Unidos Venceremos’, formado por idosos da USF Edézio Vieira de Melo que trouxeram sua arte para encantar este dia especial.

“Faço parte do grupo de idosos da USF Hugo Gurgel e fiquei sabendo desta ação através dos funcionários da unidade. Como sou diabética há 20 anos sempre me cuido e busco informações sobre o assunto, pois acho importante algo deste porte ser feito continuadamente. Assim, teremos ao nosso dispor mais informações sobre diabetes, hipertensão, etc, usando estas informações de modo que possamos amenizar os  nossos problemas de saúde”, disse Maria Francisca de Jesus Bispo, de 75 anos.

Já Vilma Conceição de Araújo, de 51, participou pela primeira vez de algo planejado pela USF Hugo Gurgel e se mostrou satisfeita com a receptividade encontrada. “A agente de saúde passou em minha casa e me avisou do evento e fiz questão de vir conferir. Sou hipertensa e descobri isso recentemente, então preciso estar ciente destas informações. Busco sempre mais detalhes sobre a doença para poder controlar ainda mais minha saúde”.

Segundo Egisália Alves, a ideia de pensar um dia especial de atividades educativas para os idosos, focado na questão da alimentação saudável, na atividade física e nas práticas integrativas do SUS, levando em consideração doenças como diabetes e hipertensão proporcionou também muita interação entre os pacientes idoso e os profissionais da saúde. “Temos um número muito grande de pacientes idosos sendo atendidos nas USFs. Então, é preciso pensar neste público específico, tratando-o de maneira especial. Assim, fizemos um dia atípico, tirando-os de casa e proporcionando essa interação com o objetivo de trazer ainda mais informações, que proporcione maior qualidade de vida para todos os idosos”, pontuou.

José Walter Gama, de 74 anos, ficou sabendo da iniciativa através da televisão fez exames de glicemia e aferiu pressão arterial. “Sempre me cuidei, faço caminhada e cuido do meu corpo. Avalio que este tipo de atividade extraconsultório é de grande valia para todos nós que somos pacientes. Em nosso caso, quanto mais informação tivermos, melhor”, disse.

 

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Luciano Paz, esse tipo de atividade é uma das formas mais eficazes de se atingir a população. “Temos trabalhado sempre mais para chegarmos aos cidadãos aracajuanos. Nossa preocupação hoje é que mais projetos, que tragam benefícios diretos, cheguem a todos. A finalidade da Secretaria Municipal de Saúde, através de nossos servidores, é servir aos pacientes. Estamos fazendo diversas mudanças e cursos para aperfeiçoarmos o atendimento nas unidades, pois é nosso dever tratar os cidadãos com o cuidado que os mesmos merecem”, enfatizou Luciano.