Mais de 20 empresas responsáveis pelos serviços de Coleta e Transporte de Resíduos de Construção Civil e Volumosos (RCCV's) que atuam no município de Aracaju foram notificadas pela Coordenadoria de Saneamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Aracaju (Cosam/Sema). O objetivo é o comparecimento delas para reunião solicitada pelo secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, que ocorrerá nesta quinta-feira, 17, às 15h, no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).
"Recebemos denúncias que transportadoras de RCCVs que atuam em Aracaju estariam descartando de forma irregular os resíduos de construção civil e volumosos. Por isso, solicitei reunião com estas empresas, para também verificar como está a situação da regularização ambiental delas", destacou o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.
A técnica ambiental da Cosam/Sema, Shéron Morales, ainda acrescentou. "Foram notificadas, na semana passada, vinte e sete empresas que coletam RCCV's na capital sergipana. Os proprietários foram bastante receptivos e garantiram a presença na reunião desta quinta-feira, pois também querem esclarecer dúvidas quanto ao cadastro das transportadoras de RCCV's que atuam em Aracaju", ressaltou a técnica.
É importante que os notificados atendam as exigências da Sema e estejam presentes na reunião. O coordenador da Cosam, Américo Azevedo, lembrou ainda que "a empresa que não concluiu o seu cadastro ou ainda não fez a abertura de processo, deverá comparecer o quanto antes à Cosam/Sema, pois o cadastro é um instrumento ambiental municipal legal e obrigatório, conforme Lei Municipal 4.452/2013 e Resolução Municipal 04/2014, para que as empresas que atuam no ramo de Coleta de RCCV's continuem prestando este serviço no município de Aracaju. O não cadastramento acarretará em sanções legais, com multas que podem chegar a R$ 50.000,00", reforçou o coordenador.
O auditório da Semfaz fica localizado na Avenida Pedro Paes Azevedo, 853, bairro salgado Filho, antiga Escola Parque.