A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Mazze Lucas, no bairro Santos Dumont, realizou na sexta-feira, 11, um dia cheio de atividades de promoção a saúde para seus usuários portadores de diabetes e pressão arterial alta. As ações aconteceram nos turnos da manhã e da tarde, na igreja católica da comunidade Pau Ferro. Quem compareceu, pôde conferir como anda a pressão arterial, participar de palestras sobre a importância da atividade física, receber o caderno do idoso, além de orientações sobre alimentação saudável.
A gerente da unidade, Juliana Barreto, afirma que o objetivo desse tipo de ação é alcançar principalmente o usuário que não comparece à unidade. “O nosso prédio atualmente está fora da área que atendemos, então vimos nessas intervenções uma oportunidade de evitar o deslocamento do usuário, mas lhes garantindo o acesso a consultas e atividades de educação em saúde”, ressaltou.
Ainda segundo ela, a ação contou com o apoio dos estudantes do curso de enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), sob a supervisão da professora Fábia Luana, o que foi muito importante para otimizar os trabalhos. “Levamos aos nossos usuários a reflexão sobre temas de extrema importância para melhorar a qualidade de vida, visto que, atividade física e alimentação saudável são tão essenciais quanto o uso de medicamentos para atingir o controle da pressão arterial e dos níveis glicêmicos”, afirmou.