População aprova horário estendido que, em um ano, fez mais de 120 mil atendimentos

Saúde
14/09/2015 15h04

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), visando ampliar o atendimento aos usuários do SUS, vem realizando diversas ações nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. Uma dessas ações foi a ampliação do horário de atendimento aos pacientes, que agora neste mês de setembro completou um ano de funcionamento, com 120.647 atendimentos realizados. Os números revelam a aceitação da população. “Eu estou amando esse horário estendido, principalmente porque facilita para as pessoas que trabalham o dia inteiro e não precisam ir logo cedo para o posto”, destacou Vilma Santos, usuária da Unidade de Saúde (USF) Dona Jovem, no bairro Industrial.

Implantado primeiramente em seis USFs, ao todo, 10 unidades de saúde já estão funcionando no horário estendido, das 17h às 20h. Em 12 meses, dentre os principais atendimentos realizados, 36.966 foram de enfermagem, 36.613 de atendimentos médicos, 17.197 aferição de pressão arterial, 8.353 verificações de temperatura e 8.864 aplicações de vacinas. “Esse horário está sendo muito bom, pois a unidade não fica lotada, às vezes sem necessidade, como uma dor de cabeça e uma febre, pois agora você pode se consultar à noite com mais tranquilidade. Aqui no posto Dona Jovem o atendimento é excelente, os profissionais realmente cuidam de você. Eu só tenho a agradecer ao prefeito João Alves por essa iniciativa. A gente sente que, aos poucos, a Saúde em Aracaju está melhorando”, reforçou a usuária Vilma Santos.

O balanço realizado de setembro de 2014 a agosto de 2015 revela dados positivos, mostrando que essa ação de estender o horário em algumas unidades tem trazido vários benefícios à população. Dentre os diversos serviços ofertados, está a realização de curativos que, durante este período, atendeu 2.279 pessoas. Ainda foram realizadas 4.130 verificações de temperatura, 1.515 nebulizações, 3.118 pesagens, 56 retiradas de pontos, 751 dispensação de medicamentos, 616 marcação de consultas, realização de oito prova do laço, 77 aferições de glicemia capilar, nove encaminhamentos a urgência, duas transferências realizadas pelo SAMU, realização de quatro sorologias, seis testes de gravidez e seis testes do pezinho.  

Para o coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap) de Aracaju, Murillo Oliveira, essa ação amplia o atendimento ofertado à população. “Essa iniciativa está servindo para levar a atenção básica para as pessoas que trabalham em horário comercial e não possuem tempo de ir às Unidades de Saúde. Até mesmo uma mãe que cuida do filho o dia inteiro e não pode ir, aproveita o horário da noite quando o marido volta do trabalho e vai se consultar. Esse horário dá um acesso maior para a população procurar as unidades e evita até o absenteísmo no trabalho”, afirmou o coordenador.

Um dos pacientes que vem elogiando essa iniciativa é o senhor Carlos Antônio, que procurou a USF Dona Sinhazinha para atualizar o cartão de vacina da sua filha. "Sou do bairro Santo Antônio e procurei uma unidade de saúde com horário estendido para vacinar minha filha de 11 anos. Trabalho durante o dia e estava sem tempo para levar minha filha na unidade do meu bairro. Quando fiquei sabendo que posso procurar uma unidade de saúde que funcione durante o período noturno, aproveitei e trouxe minha menina", destacou.

"Não tenho tempo de vir durante o dia na unidade, pois trabalho o dia todo. Achei esse período mais tranquilo, pois não tem tanta gente e o atendimento é bem rápido. Já trouxe a minha mãe, que veio mostrar os exames dela e vim fazer uma consulta para mim. Gostei muito da paciência e atenção da médica, que me explicou tudo que preciso fazer". Essa é a declaração da diarista Aparecida Oliveira da Cruz, que vem sendo atendida durante o horário estendido na USF Augusto Franco.

Mais unidades

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Gildete Maria Ávila, está sendo avaliada a possibilidade de aberturas em outras unidades, de acordo com as necessidades dos usuários. “Nós fazemos um diagnóstico epidemiológico e populacional de cada área para avaliar as que possuem maior necessidade para abertura do horário estendido. Esse horário foi uma iniciativa da atual gestão, com o intuito de ampliar o acesso para que as pessoas que não podem comparecer durante o dia tenham um horário alternativo”, destaca.

Em todas as Unidades de Saúde os atendimentos noturnos são compostos por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, além do corpo administrativo da unidade que permanece de plantão. Em algumas das unidades são disponibilizados dois médicos, uma vez que é registrado maior fluxo de pessoas.

Unidades de Pronto Atendimento

Paralelamente, a Secretaria Municipal de Saúde registra uma redução no número de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul). Esses dados refletem a política da atual gestão para fortalecer a atenção primária, facilitando o acesso às consultas médicas e de enfermagem e aumentando o vínculo dos usuários com as Unidades de Saúde. 

Segundo o secretário municipal da Saúde, Luciano Paz, esse atendimento ampliado vem desafogando a demanda, tanto das duas UPAs, como também do próprio Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). “Muita gente chegava nos hospitais com uma simples dor de cabeça, mas essa demanda pode ser resolvida nas unidades básicas de saúde do seu próprio bairro, ou nas 10 Unidades de Saúde em horário estendido. Já tem um ano que estamos ofertando este serviço e estamos estudando a possibilidade de novas ampliações, pois é preciso planejar quais as unidades que terão uma melhor adesão nesse horário. Nós recebemos elogios de pessoas que hoje não precisam mais faltar ao trabalho para ir até uma unidade”, ressalta o secretário.

USFs que abrem até às 20h:

USF José Augusto Barreto (Av. Euclides Figueiredo S/N - bairro Japãozinho)

USF José Machado de Souza (R. Major Aureliano, 100 - bairro Santos Dummont)

USF Hugo Gurgel (R. Renato Fonseca Oliveira S/N - bairro Coroa do Meio)

USF Onésimo Pinto (Av. Rad. José Silva Lima S/N - bairro Jardim Centenário)

USF Celso Daniel (Trav. 5 S/N. conjunto Padre Pedro - bairro Santa Maria)

USF Augusto Franco (R. H 5 S/N - conjunto Augusto Franco).

USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara - bairro América)

USF Carlos Fernandes de Melo (Av. Lamarão - bairro Lamarão)

USF Dona Sinhazinha (Av. Hermes Fontes - Grageru)

 

USF Dona Jovem (Rua Altamira - Bairro Industrial)