Solenidade de formatura certifica alunos do curso básico de Espanhol

Formação para o Trabalho
14/09/2015 14h53

Para os concluintes da turma de Espanhol Básico, a noite da última sexta-feira, 11, terminou com um "gostinho de vitória" e um sentimento de dever cumprido. Eles comemoraram o recebimento do certificado de conclusão do curso, em uma cerimônia de formatura realizada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, situada no bairro Santos Dumont, onde as aulas foram ministradas.

O curso foi ofertado pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), através do Programa de Gratuidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A solenidade também contemplou as turmas de Frentista e Recepcionista da Área de Saúde, ambas oferecidas pelo Senac.

Presente na festividade, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, expressou a alegria e a satisfação em participar deste momento. "Em nome da equipe da Fundat, agradeço a confiança e o empenho em conquistar este certificado, na esperança de conseguir um emprego e alcançar um futuro melhor", afirma Gláucia. Ela também informou aos alunos sobre o cadastro de currículo, atividade desenvolvida pela Fundação e que estava sendo disponibilizada durante o evento. "Eles estão aqui para que vocês façam o cadastro, com o intuito de encaminhá-los para vagas de emprego", ressalta a presidente.

Segundo o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado Dias Filho,  a construção de uma trajetória profissional de sucesso está associada ao conhecimento e a uma postura correta diante dos desafios da vida. "A nossa atitude é o que constrói a nossa careira profissional. Ela faz toda a diferença", destaca Paulo. O gerente regional do Centro de Autossuficiência da Igreja, Dinio Goes, também acredita que o certificado de qualificação é um diferencial para quem busca um espaço no mercado de trabalho. "Agora, é hora de colocar em ação tudo o que foi aprendido, para que vocês sejam profissionais diferenciados", enfatiza Dinio.

Preparação profissional

Camila Ribeiro tem 19 anos e concluiu o curso de Espanhol Básico. Ela estuda o terceiro período da faculdade de Turismo e afirma que o aprendizado de outro idioma é essencial na formação acadêmica. "Nunca tinha feito um curso pelo Senac. Foi divertido, porque o professor mostrou não somente a parte teórica, mas a prática", conta a estudante, que, na ocasião, cadastrou o currículo através da Fundat, na expectativa de conseguir o primeiro emprego.

Maxsuel da Silva, de 28 anos, trabalha como rodoviário e decidiu participar do curso, visando ao crescimento no âmbito profissional. No futuro, ele planeja morar em outro país e fazer a faculdade de Espanhol. "Foi muito bom, agradeço à Fundat, ao Senac e à igreja por terem proporcionado esses cursos para o nosso desenvolvimento pessoal", diz Maxsuel.

Mikaela de Andrade, de 17 anos, é graduanda do curso de Química, mas sentia vontade de aprender algo novo e diferente. Por isso, optou pelo curso de Recepcionista da Área de Saúde. "Foi uma honra ter participado. O mercado de trabalho está difícil e a gente sempre tem que estar se especializando em vários cursos", relata Mikaela.