SMS convida estudantes do Lamarão para participar de projeto

Saúde
15/09/2015 18h01
Início > Notícias > SMS convida estudantes do Lamarão para participar de projeto

A Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), realizará o “Projeto Protagonismo Juvenil” na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco, localizada do bairro Lamarão. As ações serão realizadas no período de 21 a 25 de setembro, das 8h às 12h, na própria escola e tem como objetivo debater com os alunos de 12 a 18 anos sobre os temas de prevenção às DST/Aids, gravidez não planejada, uso correto dos métodos contraceptivos e prevenção ao uso de álcool e outras drogas. O projeto será composto por uma turma com 25 alunos, que deverão realizar as inscrições na própria escola até sexta-feira, 18.

Na tarde de sexta-feira, 11, os alunos da escola foram convidados para realizar as inscrições e participar do projeto. As atividades serão realizadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), que faz parte da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops). Além disso, outros programas da SMS estarão participando das ações como parceiros, que são: o Programa DST/Aids), o Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) e a Rede de Atenção Primária (Reap), com o Programa Saúde da Mulher e a Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Fernandes.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Aline Vieira, destacou que a oficina não irá atrapalhar as aulas dos alunos. “Os momentos das dinâmicas serão no turno da manhã e durante a tarde os estudantes terão suas aulas normalmente. A primeira turma do projeto será composta por 25 alunos. Quem desejar participar pode se inscrever livremente na escola, através do preenchimento de uma ficha de inscrição. A seleção ocorrerá entre os alunos inscritos, através de dinâmicas participativas e inclusivas, com o auxílio dos professores da escola”, explicou.

A metodologia utilizada será através de aulas expositivas, confecção de cartazes com os aparelhos genitais e reprodutores masculinos e femininos, aulas práticas e participativas para o uso correto dos preservativos masculinos e femininos, além de rodas de conversa para abordagem de mitos e verdades referentes à sexualidade dos adolescentes.