Projeto Praça Limpa beneficia mais um bairro

Comunicação Social
15/09/2015 16h53

A Prefeitura de Aracaju através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando o Projeto Praça Limpa, que age para promover a limpeza e o combate a roedores, morcegos e insetos, garantindo ambientes mais limpos, protegidos e saudáveis para a população de 20 bairros da capital.

Nesta terça-feira (15) a ação aconteceu na praça Ulisses Guimarães, no bairro Santos Dumont. Segundo o supervisor das ações de Combate às Endemias do CCZ, José Bonfim, o projeto visa contemplar 34 praças. "A gente faz isso todo mês, às vezes a gente tem problema operacional ou a chuva atrapalha e atrasa um pouco, mas o plano é realizar essa atividade mensalmente nas 34 praças cadastradas pra isso. Em Aracaju tem muito mais, mas praças nessas condições onde têm quiosques, onde as pessoas ainda jogam lixos, a gente tem muito cuidado porque tem a proliferação de vetores e de roedores", explica José.

O supervisor destaca que as pessoas estão se conscientizando quanto ao descarte de lixo nas praças. "Fazendo esse trabalho de desratização a gente controla a presença dos roedores nessas praças. Antes desse trabalho estávamos percebendo que as pessoas estavam fugindo das praças, em algum momento eu presenciei uma situação constrangedora com um casal de turistas na praça da Bandeira. Hoje a situação está bem melhor, podemos ver que a quantidade de lixo também está bem menor. As pessoas estão bem mais conscientizadas. Fizemos reuniões com associações de bairros e melhorou muito", diz.

"São quatro pessoas trabalhando, todos eles funcionários do CCZ. Nós já temos levantado esses espaços onde priorizamos, já sabemos mais ou menos onde ficam as tocas dos ratos. Às vezes colocamos o raticida em uma toca e ele abre outra, mas estamos sempre procurando. E nós colocamos, inclusive, um tablete, que é um raticida comestível que ele é atraído pelo cheiro, pelo gosto do tablete também, se alimenta, mas tem um produto raticida que elimina o rato", conclui Bonfim.

A dona de casa Suley Gama diz que agora fica mais tranquila em deixar seus filhos brincar na praça. "É um grande benefício, até pra limpeza da cidade mesmo, porque a casa pode até estar limpa, mas esses ratos vêm da rua. E para frequentar a praça e deixar nossos filhos virem brincar, é muito mais confiável", conta.

Já o motorista José Carlos Freitas diz que manter a limpeza é muito bom. "A limpeza é sempre bom pra população, é muito importante. Nós os vimos aplicando os venenos nos pontos estratégicos e ficamos mais tranquilos, até porque nós trabalhamos nessa região e costumamos ficar aqui na praça", disse.

O supervisor, José Bonfim, destaca a programação do Projeto para os próximos dias. "Esse mês nós vamos fechar no dia 23. No próximo dia 16 estaremos nas praças Camerino e Tobias Barreto, e no dia 23 estaremos na praça do conjunto Orlando Dantas, na praça próximo a feira e nas praças do bairro Farolândia", finaliza.