Técnicos discutem acidentes de trabalho causados por material biológico

Saúde
16/09/2015 13h28
Início > Notícias > Técnicos discutem acidentes de trabalho causados por material biológico

Na manhã desta quarta-feira, 16, profissionais da Rede de Atenção a Saúde do Trabalhador (Reast), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estiveram reunidos com representantes da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O encontro foi para auxiliar na implementação do fluxo de atendimento ao trabalhador acidentado com exposição a material biológico. A Reast é referência técnica na capital no tratamento de pacientes provenientes desses casos.

Segundo a psicóloga da Saúde do Trabalhador, Aline Rabelo, a preocupação com este tipo de acidente é algo constante, principalmente com relação a profissionais ligados à área da saúde. “O que pontuamos como materiais biológicos são sangue e fluidos orgânicos potencialmente infectantes, que podem estar presentes em amostras de laboratório, a exemplo de sangue e líquidos corpóreos; em recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde. São produtos que os profissionais da área hospitalar têm mais contato, como também os agentes de limpeza”, destacou.

Dados do setor de Vigilância em Saúde do Trabalho (Visat) apontam que de janeiro até agosto deste ano já foram registrados 250 casos de acidente com trabalhadores expostos a material biológico, sendo 41% destes, profissionais da área da saúde e 8,4%, profissionais da área de limpeza.