Secretário Luciano Paz se reúne com médicos da Rede de Atenção Especializada

Saúde
16/09/2015 18h13
Início > Notícias > Secretário Luciano Paz se reúne com médicos da Rede de Atenção Especializada

O secretário Municipal da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, esteve reunido durante toda esta quarta-feira, 16, com os médicos da Rede de Atenção Especializada (Reae). O encontro aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Siqueira Campos e teve o objetivo de apresentar aos profissionais novas propostas sobre as questões de trabalho, que inclui a carga horária com maior flexibilidade, através da criação de um projeto de lei.

De acordo com o secretário, as propostas apresentadas foram bem aceitas pela categoria. “Nosso principal objetivo, com essa lei, é deixar a jornada de trabalho dos médicos mais flexível, ou seja, cabe ao médico decidir se seguirá a proposta ou não. Nós abrimos espaço para ouvir as sugestões dos médicos na criação da lei. Além da jornada de trabalho, nós discutimos sobre a questão da produtividade. Essa foi uma reunião positiva e depois dessa pactuação, nós vamos ter um desempenho muito melhor, onde ganham os médicos, a gestão e, principalmente, os cidadãos”, destacou.

Luciano Paz ainda ressaltou que após a aprovação da lei, será realizada uma portaria para acrescentar novas propostas de acordo com a necessidade de cada especialidade. “Existem especialidades que possuem processos diferentes de atendimento ao cidadão, e para não prejudicar nenhuma área, nós também seremos flexíveis com as propostas de cada uma delas”, frisou.

Para o coordenador da Rede de Atenção Especializada, José Soares, os médicos estão confiantes com esta proposta. “A lei vai trazer mais segurança aos médicos. Foi um debate bastante produtivo onde cada um teve a oportunidade de conversar diretamente com o secretário e expor suas ideias”.

Segundo o cirurgião-geral especialista em cabeça e pescoço, Thiago Ribeiro, foi essencial a conversa diretamente com o secretário. “Só a disponibilidade do secretário de ter vindo até aqui para nos ouvir e trazer uma proposta foi muito boa. Isso será uma ótima solução para a categoria, que vai beneficiar, acima de tudo, a população que é usuária do SUS”, pontuou.

Para a dermatologia Aline de Almeida, as ideias apresentadas foram positivas. “Eu gostei da proposta e fiquei bastante satisfeita com a questão de definir novas propostas para cada especialidade. Eu mesmo trabalho no Programa de Controle da Hanseníase, o qual é porta aberta para a população, e possui um fluxo diferenciado”, disse.

A homeopata do Cemar Augusto Franco, Joésia Maria de Oliveira, afirmou que a questão da carga horária precisava ser debatida. “Com a lei, vai ficar mais claro como nós poderemos trabalhar. A conversa foi bastante necessária e saio daqui confiante”.