Cirurgias de catarata são regularizadas pela rede municipal

Saúde
17/09/2015 13h51
Início > Noticias > 66428

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comunica que a lista para cirurgia de catarata, de responsabilidade da rede municipal, teve sua fila de espera zerada, através do trabalho da implantação da Central de Regulação de Cirurgias Eletivas (setor do Núcleo de Controle Avaliação Auditoria e Regulação -Nucaar). Ao todo, 636 pacientes serão submetidos ao procedimento em oitos clínicas cadastradas para a execução das operações.

Segundo a médica da Regulação Hospitalar do Nucaar, Wilda Pereira Siqueira, o trabalho implantado há um ano vem dando grandes avanços, principalmente na diminuição do tempo de espera por procedimentos. “As cirurgias eletivas (não de urgência) foram regularizadas através da Portaria nº 1.034 de 22 de julho de 2015. Assim, já realizamos a triagem dos pacientes necessitados deste procedimento e os encaminhamos para os locais devidos. Desde agosto já estamos realizando as cirurgias, algo que deverá transcorrer até outubro. A fila não para, porém, agora já encaminhamos o fluxo sem demora para os pacientes”, disse.

Wilda explicou ainda que Aracaju também é responsável pela regulação deste mesmo procedimento para diversos municípios sergipanos. “Dentro da lista de 636 pacientes marcados, temos pessoas de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e São Cristóvão. Todos marcados aguardando o dia para fazer a cirurgia”, pontuou.

A Central de Regulação de Cirurgias Eletivas é uma das ações mais incisivas da gestão do secretário Luciano Paz, que reordenou alguns procedimentos para que os atendimentos que estavam paralisados voltassem a ser realizados. De acordo com Wilda Pereira Siqueira, a mesma estabilização das cirurgias de cataratas fora também conseguida para os procedimentos relacionados às cirurgias ginecologias e gerais (vesícula e hérnia).