Coordenadores pedagógicos participam de reunião sobre programas educacionais

Educação
17/09/2015 14h11
Início > Noticias > 66429

Coordenadores pedagógicos participaram, na manhã desta quinta-feira, 17, da primeira reunião de alinhamento de informações sobre os Programas Menteinovadora e Aprende Brasil, que são aplicados nas escolas da rede municipal de ensino de Aracaju. O encontro serviu também para os docentes tirarem suas dúvidas sobre a aplicação dos projetos.

O diretor do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), professor Dênisson Sant´Ana, disse que o principal objetivo do encontro foi passar para os coordenadores pedagógicos a forma de trabalho dos programas, juntamente com as competências da metodologia do Menteinovadora que tem o foco na matemática e na língua portuguesa. "Dessa forma, com certeza, vão avançar ainda mais os resultados na aprendizagem dos alunos", observou, acrescentando que este é o primeiro encontro de uma série que será mantida seguindo as orientações e diretrizes da secretária Municipal da Educação, Marcia Valéria Lira Santana.

Silvana Cardoso, coordenadora pedagógica regional da Mind Lab, empresa que desenvolve o Menteinovadora, disse que, de fato, a referida reunião de alinhamento de informações visava manter com os coordenadores uma conversa e fazer um balanço sobre a aplicação do programa nas escolas da rede municipal de Aracaju. "Esse é um momento também para passar informações, avaliar e tirar dúvidas dos docentes sobre o andamento do programa que utiliza uma metodologia leve a trabalha com o aluno não apenas o aspecto cognitivo, mas o ser como um todo desenvolvendo suas habilidades sócio-emocionais", explicou.

Metodologia do programa

Sobre o Menteinovadora, Silvana Cardoso informou que o programa na rede municipal de Aracaju é aplicado apenas no Ensino Fundamental Anos Finais que vai do 6º ao 9º anos. Ela explicou que a aplicação da metodologia Mind Lab é ancorada em três pilares que garantem uma experiência de aprendizagem inovadora para professores e alunos.

Esses pilares são os Jogos de Raciocínio, Metodos Metacognitivos e Professor Mediador. "O aprendiz, o professor e os recursos didáticos são pensados com o mesmo grau de importância e com o mesmo olhar cuidadoso, o que possibilita que o evento de aprender seja mais significativo", enfatizou Silvana Cardoso