Os profissionais de Odontologia, cirurgiões-dentistas, auxiliares de consultório odontológico, higienistas, técnico de Higiene Dental e técnico de Laboratório de Prótese estão sob risco constante de adquirir doenças no exercício de suas funções. Com o intuito de aprimorar a qualidade do serviço, a segurança do odontologista e do paciente, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), irá promover, com o Programa Municipal de Saúde Bucal, a 1º Oficina de Reciclagem de Biossegurança em Odontologia, nesta sexta-feira, 18.
O evento acontecerá no auditório do Conselho Regional de Odontologia, localizado no bairro São José, onde todos os profissionais da saúde bucal estarão reunidos das 08h às 17h. A oficina será realizada pela referência técnica do Programa Saúde Bucal, Liana Nascimento Freire. A estimativa é que cerca de 200 profissionais da área participem dessa oficina.
“Tendo em vista a importância da biossegurança para todos os profissionais, principalmente os profissionais da saúde, estamos realizando essa oficina, através do Programa 'Sorria Aracaju', em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe. Decidimos promover conhecimentos mais atuais no que se refere à biossegurança, para que os profissionais da odontologia possam evitar riscos de infecção, tanto a eles, quanto aos nossos usuários”, enfatiza o coordenador do Programa de Saúde Bucal, José Guimarães Neto.
Segundo a técnica Liana Nascimento Freire, a biossegurança é o conjunto de procedimentos adaptados no consultório com o objetivo de dar proteção e segurança ao paciente, ao profissional e a sua equipe que seguem normas de processo de trabalho. “São essenciais a padronização e manutenção das medidas de biossegurança como forma eficaz de redução de risco ocupacional, de infecção cruzada e transmissão de doenças infecciosas. Atenção e concentração são fundamentais”, destaca.
Durante a oficina, será realizado um questionário para os profissionais com o objetivo de saber como eles estão trabalhando. Para Liana, essa é uma forma de garantir que todos os profissionais fiquem familiarizados com as normas de segurança cumpridas pela legislação vigente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Odontologia.