Da brincadeira ao conhecimento: biblioteca aproxima adolescentes do mundo literário

Funcaju
17/09/2015 16h27
Início > Notícias > Da brincadeira ao conhecimento: biblioteca aproxima adolescentes do mundo literário

Em tempos de internet e bombardeio de informações, atrair crianças e adolescentes para a leitura faz parte de um processo que demanda muita criatividade. A partir dessa vontade, a coordenação da Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), resolveu arriscar em uma nova forma de conquista.

O espaço da Biblioteca, que fica em frente a uma escola pública estadual, reúne estudantes de diversas faixas etárias. A coordenadora Telma Santos contou que ao receber um pedido inesperado, aproveitou o momento para aproximar o incentivo à leitura da diversão. “Eles pediram para jogar bola de gude aqui ao lado e eu fiz uma contraproposta: podem brincar aqui, mas eu posso trazer para vocês a história da brincadeira? Nós aproveitamos esse momento, cedemos o espaço e, enquanto eles brincam, também aprendem”, falou.

Com a pesquisa sobre o jogo, Telma afirmou que voltou ao passado, na época em que era criança. “Essa experiência foi importante pra mim também, pois relembrou minha infância. Quando eu era pequena, não podia jogar bola de gude por ser menina e ficava só observando meus irmãos”, disse.

Ela explicou que o intuito foi aproveitar a oportunidade de interação para incentivar os estudantes a participar de todas as atividades ofertadas pela Biblioteca, mantendo o foco na formação de leitores. “Como aqui é uma biblioteca e espaço de cultura e informação, temos que garantir que ela exerça a função para a qual foi criada”, ressaltou. 

Através de uma apresentação divertida com textos e imagens, os adolescentes puderam conhecer a história da brincadeira, participando ativamente das perguntas feitas pela coordenadora.  Ariel Rodrigues, estudante do sexto ano, disse que sempre frequenta a biblioteca, que é também um espaço para encontrar os amigos. “Eu sempre venho aqui e achei muito legal saber de onde veio nossa brincadeira, outros nomes da bola de gude e do que é feita”, frisou.

Além da história das brincadeiras, o espaço oferece aos visitantes das mais variadas faixas etárias atividades voltadas à leitura e a expansão do conhecimento, a exemplo da Galeria dos Escritores, Leitura nas Mãos e o projeto Costurando Ideias.