CTA Itinerante realiza testes rápidos para estudantes da Fanese

Saúde
17/09/2015 17h58
Início > Notícias > CTA Itinerante realiza testes rápidos para estudantes da Fanese

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou durante a manhã desta quinta-feira, 17, através do Programa DST/Aids, uma ação com o Centro de Testagem e Aconcelhamento (CTA) Itinerante no campus da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese). Segundo o relatório anual da Programa das Nações Unidas sobre HIV (Unaids), tem crescido o número de infectados na faixa etária de 17 a 37 anos. O objetivo dessa atividade foi alertar os jovens sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis. Durante a ação, foram realizados testes rápidos com resultados entregues na hora.  

O estudante de direito, Felipe Emanuel, reforça a importância dessas ações. “Acho fundamental ter uma ação dessas aqui, principalmente numa faculdadeonde tem muitos jovens e estamos vendo nos noticiários que a AIDS está justamente crescendo nessa idade. Não dá para viver de forma inconsequente, achando que nunca vai acontecer com a gente. Todos temos que nos prevenir e fazer exames regulamente”.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Débora Oliveira, o CTA sempre realiza parcerias com empresas e instituições para ofertar os serviços de saúde. “Os testes em jovens são essenciais e essas ações e parcerias vem sendo realizadas regularmente. Nós realizamos os testes rápidos e na hora já disponibilizamos o resultado. Em casos positivos, nós realizamos o encaminhamento para realizar tratamento”, destacou.

Participaram da ação colaboradores da instituição e acadêmicos dos cursos de Administração, Direito e Engenharia de Produção do período matutino.  “A saúde insere-se em muitos cuidados que temos. Agradecemos à Prefeitura de Aracaju que disponibilizou importantes exames nas dependências da nossa faculdade”, agradeceu o coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e de Engenharia Civil da Fanese, professor Alcides Araújo Filho.

Para Alcides, a ação em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju reforça alguns princípios da instituição. “Os exames disponibilizados pela Secretaria de Saúde inserem-se nas ações de responsabilidade social da instituição, que tem compromisso com a vida e no respeito aos seres humanos. Preocupamo-nos com a vida e com as suas manifestações. Por isso, desenvolvemos ações solidárias e com foco na sustentabilidade em Aracaju e na comunidade onde estamos introduzidos”, enfatizou o coordenador.