Como forma de contribuir para a capacitação de agentes de turismo e expandir às visitas ao Estado, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Lazer (Setesp) participará da programação da Semana do Turismo. A edição que conta com o apoio de diversos órgãos municipais e empresas privadas será realizada entre os dias 21 e 27 de setembro, sendo os dias 24 e 25 sediados no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) nos turnos manhã e tarde.
Além de exposições sobre Arte e Gastronomia, Patrimônio Natural, oficinas sobre a culinária local e palestras que incentivam às vendas tanto na área alimentícia quanto no campo de hospedagem e lazer, o evento proporcionará também um estudo sobre a cultura popular evidenciando o patrimônio material e imaterial.
Gustavo Aguiar, assessor especial da Funcaju, explica que a ideia é promover debates que despertem no ouvinte o interesse tanto em preservar os patrimônios quanto em fazer com que esses patrimônios materiais, imateriais ou naturais, sejam conhecidos por quem nos visita.
“É um prazer para nós fazer parte dessa programação, principalmente por que parte dela será sediada em um dos cartões postais mais visitados da cidade, e que muitos guias de turismo ainda não conhecem. O evento é um fomentador de conhecimento cultural e está aberto para a toda a sociedade”, falou.
Teatro Atheneu, Orla Pôr-do-sol e a Faculdade Estácio Fase são alguns dos locais onde haverá apresentação de trabalhos e rodas de debates. No Centro Cultural serão realizados duas mesas redondas, sendo a primeira intitulada “Patrimônio Cultural: um olhar pensante” e a segunda que integra o evento nacional Primavera de Museus chamada “Ciclo de estudos sobre a cultura indígena: memória e educação.
Acontecerá também na unidade da Funcaju a segunda edição do projeto “Tem banda na Praça”, além da exibição de filmes e a mostra fotográfica “Folclore Sergipano” do fotógrafo Adilson Andrade.