Semed estimula o aprendizado de alunos e professores da rede municipal

Educação
18/09/2015 16h24
Início > Notícias > Semed estimula o aprendizado de alunos e professores da rede municipal

Tentando sempre melhorar a qualidade de ensino na Rede Municipal, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem cada vez mais capacitando os professores e investindo em avanços para os alunos. 

O Programa de Ensino Estruturado, implantado na Rede desde 2013, tem uma proposta que atende a necessidade de alfabetizar os discentes na idade certa. Aplicado da Pré-escola aos 5º anos do Ensino Fundamental. Os resultados conseguidos com a atual Gestão Municipal já podem ser observados e celebrados. "Nós tínhamos o pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das capitais brasileiras. Com a administração do Prefeito João Alves foram traçadas diretrizes e conseguimos montar um programa estruturado de ensino da rede de ensino de Aracaju", explica o diretor de educação Denison Sant'ana.

Além do material do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), material do Governo Federal, foram inseridas duas metodologias conectadas para dar um reforço. "Para dar um reforço e maior qualidade do ensino começamos a utilizar o Alfa&Beto que trabalha com a alfabetização dos alunos e o Aprende Brasil que  visa o desenvolvimento e acompanhamento da aprendizagem dos nossos alunos, com constantes avaliações de desempenho, todas estas com o padrão Prova Brasil, o que muito contribui para a identificação efetiva dos aspectos a serem aprimorados. Isso junto fez com que nós tivéssemos no final de 2013, em pouco mais de oito meses à frente da secretaria, um avanço maravilhoso deixando de ser a capital com pior IDEB do Brasil e passamos a ser a segunda capital com a maior média de avanço do IDEB, e, portanto Aracaju não amarga mais o posto de pior capital no índice", contou Denison.

Gestão Escolar

A gestão das escolas também recebeu atenção e os profissionais começaram a ser capacitados para poder assumir cargos de direção. "Antes os professores eram convidados para assumir os cargos de direção. A boa vontade era importante, mas, sem o método, essa boa vontade não funciona. Por conta disso, criou-se o Pacto de Gestão. Para poder candidatar-se e assumir o cargo de direção da escola ou pedagógica, os professores participam de um curso de gestão que funciona durante três meses com aulas nos finais de semana, sendo presenciais e semi-presenciais, e no final passam em uma avaliação e somente após isso começam a estudar quais as problemáticas da escola, de que maneira os métodos podem ser trabalhados em prol dos aluno é que na verdade esse professor se candidata e pode assumir a direção", comentou Denisson.

O diretor de Educação destacou que, com essa mudança, há uma maior preparação para o professor poder assumir uma diretoria. "Hoje o professor é preparado para ser um gestor, pois ele é, na verdade, um técnico que vai trabalhar na execução de todos os programas da escola, todas as dinâmicas que são coisas que influenciam diretamente no aprendizado do aluno. Um diretor mais qualificado poderá lidar com as problemáticas da escola, e, com isso, gerenciar um melhor aprendizado", enfatizou o Diretor.

Projetos Educacionais

Diversos eventos e projetos educacionais são realizados dentro das próprias escolas da rede municipal de ensino. Por exemplo, o PPP (Projeto Político Pedagógico) onde existem metas em que, se esse diretor cumprir, ele é bonificado. "Isso movimenta a escola para trabalhar mais e melhor. Temos projetos de cursos para professores, curso de leitura e teatro para alunos, todo esse material além daquela metodologia de sala de aula", conta Denison. 

Projetos como a Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju (OSCA), que funciona hoje com mais de 400 alunos da rede municipal, oferecem durante a infância, não só uma visão de sala de aula, mas também de cultura. "Meninos, em sua maioria de famílias carentes, têm a chance de tocar música clássica da melhor qualidade e com excelência no aprendizado. O aluno que participa de projetos como esse começa a ter um novo viés, podendo vir a ser, porque não, um músico" comenta o Diretor de Educação. 

O professor da rede municipal ainda conta com aulas de formação no Centro de Aperfeiçoamento de Formação Continuada (CEAF). "A cada 15 dias esse professor vai ao CEAF para ter aulas e informações diferenciadas que o preparam para voltar à sala de aula melhor do que ele já é. Além disso, temos outro projeto voltado para o professor que é chamado Show de Aula, onde o professor traça a sua aula e submete sua aula para ser apreciada e avaliada por um grupo de professores da UFPE e se ele tiver uma aula excelente ganha uma bonificação. No ano passado foram premiadas 200 aulas", explica Denison. 

 

Ainda ocorre o acompanhamento de projetos de leitura, capacitação e acompanhamento dos cuidadores de creche do município, jogos de raciocínio lógico, ações voltadas para educação especial entre outros projetos desenvolvidos pela Semed. "A secretaria vem trabalhando efetivamente para a valorização do ensino na rede municipal com base no aluno, mas também para a valorização do profissional. O nível de analfabetismo na rede diminuiu para 30% e o intuído desta gestão é diminuir ainda mais", enfatizou o diretor Denison Sant'ana.