A Prefeitura de Aracaju, através da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 18, uma capacitação com a primeira turma de agentes de Endemias, que atuarão na Campanha de Vacinação Antirrábica, prevista para novembro deste ano. O encontro aconteceu no auditório do Colégio de Aplicação e contou com a palestra da professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Jamile Prado dos Santos.
A diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, pontuou que, apesar da campanha acontecer anualmente, se faz necessário manter os profissionais atualizados. “Nosso objetivo é eliminar ao máximo a possibilidade de erros. Então, convidamos a professora Jamile, que é doutora em ciência animal, para transmitir todas as orientações necessárias”, destacou.
Ainda segundo Tereza, este ano a campanha contará com o apoio dos estudantes de medicina veterinária da UFS, que já estiveram presentes hoje na capacitação.
“Despertar para a importância de suas funções, é o ponto chave do encontro de hoje com os agentes. Abordando desde como conter o animal até os possíveis efeitos adversos que podem acontecer após a aplicação da vacina. Tudo isso para minimizar os riscos”, ressaltou a professora Jamile Prado.
Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Cristiane Remígio, a previsão é imunizar mais de 55 mil animais do nosso município, entre caninos e felinos.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes, reforçou que é preciso a colaboração das pessoas para garantir a segurança, tanto do animal quanto do profissional. “Pedimos que os animais sejam levados aos pontos de vacinação por adultos. Identificamos que muitas crianças ou idosos costumam levar esses animais, o que não é aconselhado, pois é preciso algumas vezes do uso de força para conter o animal”.