Aprimoramento dos processos de trabalho e reforço na segurança da vida. Essa é a proposta da I Oficina de Reciclagem em Biossegurança, que acontece durante toda esta sexta-feira, 18, no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO), reunindo cerca de 150 profissionais, entre odontólogos e auxiliares em saúde bucal das Redes de Atenção Primária, Especializada, de Urgência e Emergência.
Segundo o coordenador do Programa Municipal de Saúde Bucal, José Guimarães Neto, este é um espaço reservado para construção do aprendizado, e conserto do que for necessário. “Toda ação de acolhimento pedagógico que realizamos busca capacitar nossos profissionais para oferecer sempre um serviço de qualidade à população. Além disso, buscamos preservar a vida do profissional”, destacou.
Liana Nascimento Freire, referência técnica do Programa de Saúde Bucal, pontuou que este trabalho surgiu diante da importância de reforçar que nossos profissionais exerçam as normas de biossegurança. “Estamos expostos a riscos inerentes dia após dia, sejam eles químicos, físicos e principalmente com material biológico. Então, a equipe de saúde bucal promove este encontro, para pontuar o que precisa ser alinhado, para minimizar estes riscos”, ressaltou.
A cirurgiã Maria Cristina Souza afirmou que a capacitação é sempre uma oportunidade de retomar alguma informação que tenha se perdido na rotina diária. “Esta reavaliação é necessária para garantir a segurança, tanto do usuário quanto do profissional”, afirmou.
No encontro, os profissionais puderam assistir às palestras que abordaram os cuidados que devem ser tomados com materiais cortantes, perfurantes e soluções para esterilização, ou seja, materiais que estes profissionais estão expostos diariamente. Além disso, foram desenvolvidos grupos de discussões para trocas de experiências da realidade de cada rede.