SMS participa de abertura da Semana Nacional do trânsito

Saúde
21/09/2015 13h12
Início > Noticias > 66477

Foi com cerca de 250 gestores e representantes de órgãos envolvidos na campanha, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 21, a solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe. O evento traz mais uma vez a proposta da reflexão sobre a violência no trânsito. Este ano, com o tema: “Seja você a mudança!”.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atua no projeto através da Coordenação de Promoção a Saúde (Cops). Segundo a coordenadora do Cops, Maria Antônia Maia, esta participação da SMS se faz necessária diante do impacto que os acidentes de trânsito causam diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS). “A cada 10 leitos de UTI, seis são ocupados por vitimas de trânsito. Isso gera um gasto absurdo para reabilitação desses pacientes, além dos gastos no tratamento. Temos a perda de muitas vidas, então é fundamental ações coordenadas em diversas áreas para que consigamos reduzir as lesões graves e as mortes no trânsito”, destacou.

“Apontada como a maior estratégia para redução dos índices de acidente, a educação será um tema bastante abordado não apenas nesta semana, mas em todos os projetos previstos em nosso cronograma”, afirmou a coordenadora de educação para o trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Selma Dantas. Ainda segundo ela, é importante lembrar que o processo educacional começa em casa. “Diante da inversão de valores familiares, observamos que esse desrespeito é levado para o trabalho, para a escola, para o trânsito. E nosso objetivo é conscientizar as pessoas de que seus veículos não andam sozinhos, portanto é necessário melhorar as relações de convívio para que tenhamos um trânsito melhor”, ressaltou.

Na oportunidade, também foi assinado um termo de acordo entre o Governo do Estado, através do Tribunal de Justiça, e a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Defesa Social e SMTT, concedendo aos agentes de trânsito a legalidade de atuarem como mediadores de pequenos conflitos no trânsito. “O objetivo é agilizar os processos e uma série de consequências que essa lentidão traz. No caso de um acidente em que a situação for um dano material banal e que pode ser resolvido naquele momento, o agente poderá atuar como conciliador. Isso trará uma série de benefícios, principalmente com relação à mobilidade, evitando congestionamentos, que são causados diariamente enquanto condutores aguardam a justiça volante, podendo se resolver de forma bem mais rápida”, pontuou o assessor de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos.

A programação da Semana Nacional do Trânsito segue até o próximo dia 25, com diversas atividades de conscientização.