Emurb completa 40 anos de relevantes serviços prestados aos aracajuanos

Obras e Urbanização
21/09/2015 13h44
Início > Notícias > Emurb completa 40 anos de relevantes serviços prestados aos aracajuanos

Idealizada e criada pelo prefeito João Alves Filho, quando administrou Aracaju pela primeira vez entre 1975 e 1979, através da Lei n° 429/75 de 22 de setembro de 1975, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) ao completar quatro décadas se consolida como uma das referências quando se trata de políticas urbanizadoras, que emprega conhecimento e técnicas de engenharia, urbanismo e arquitetura. Uma empresa pública com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira, a Emurb tem buscado nestes 40 anos atender à população com obras e serviços de forma auto-sustentável, com transparência e qualidade.

Histórias, desafios, reconhecimento e dedicação de quem foi pioneira e contribuiu para a expansão de uma das maiores empresas de engenharia de Sergipe. É o caso da advogada Walesca Helena, remanescente dos primeiros servidores da empresa e que continua realizando com satisfação suas atribuições. "Quando entrei a sede funcionava ainda rua Apulcro Mota, no antigo Colégio das Freiras, em frente ao Mercado Central. O principal intuito se deu pela necessidade de regularizar as áreas de terreno da Marinha, que existia em Aracaju já que a cidade toda estava crescendo e era composta por grandes terrenos. De lá para cá foram incorporadas outras atribuições, adquirindo um competentes corpo técnico, e sendo um órgão fundamental para o crescimento de nossa capital. Enfim, estou muito contente em poder fazer parte dessa história; é gratificante olhar para e vê como crescemos", conta a advogada.

Um dos 20 primeiros funcionários que tiveram a honra de fazer parte desta história é o engenheiro João Bosco Franco, que conta a satisfação de poder fazer parte do quadro de colaborador desde o início. "Para mim é uma realização, comecei muito jovem, com apenas 17 anos como técnico, fui evoluindo da mesma forma que a empresa, mesmo com o desafio de se adaptar aos novos tempos e assimilar as novas tecnologias. Superamos vários desafios e atualmente percebo que valeu a pena", comemora o engenheiro.

A assistente social Martha Figueiredo iniciou suas atividades ainda como estagiária há 28 anos explica sobre a sua atuação na Emurb. "Aqui foi o meu primeiro emprego, e nele estou até hoje, eu sinto uma gratidão enorme. Comecei como secretaria de gabinete, passei pelo financeiro, no RH e aqui eu descobrir a vontade de fazer Serviço Social, fiz a pós graduação, e a empresa avançou muito, com passos largos. Fico muito feliz de fazer parte da história e saber que eu contribuí com a empresa, e por ela chegar onde chegou hoje e a minha intenção é continuar desenvolvendo o meu trabalho, para manter o bem estar da empresa e de todos os colaboradores", explica.

História

Criada através da Lei n° 429/75 foi denominada inicialmente de Empresa Municipal de Urbanização, alterada pela Lei n° 1.996/93 de 17 de junho de 1993, que além de ter alterado a nomenclatura para a atual, também modificou o Estatuto Social da empresa que passou a também incluir entre as suas novas atribuições:

  • Implantar planos urbanísticos e executar o programa de obras da Administração Pública Municipal;
  • Realizar serviços de caráter econômico, inclusive fora do âmbito do Município de Aracaju;
  • Produzir e comercializar artigos manufaturados;
  • Executar programas habitacionais;
  • O Poder de Polícia Administrativa para fiscalizar, embargar, aplicar sanções pecuniárias e interditar quaisquer ações físicas executadas por pessoa física ou jurídica estranha ao Poder Público Municipal, na malha viária da Cidade de Aracaju, visando coibir as atividades danosas nas vias públicas.