Quarta etapa de audiências do Plano Diretor é iniciada

Agência Aracaju de Notícias
21/09/2015 22h29
Início > Notícias > Quarta etapa de audiências do Plano Diretor é iniciada

Dando continuidade as audiências do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Gestão (Seplog), deu início a quarta e última etapa do PDDU, antes da tramitação deste instrumento na Câmara Municipal.

A retomada das audiências aconteceu na Escola Municipal do Ensino Fundamental Professor Antônio da Costa Melo, no bairro Getúlio Vargas, além da população, também estiveram presentes os vereadores Lucas Aribé e Iran Barbosa, representantes do Fórum de Defesa da Grande Aracaju, Ciclo Urbano, Movimento Não Pago, Sindicato dos Trabalhadores Informais e outras instituições não governamentais, que estiveram presentes para ouvir e comentar as propostas da revisão.

Mesmo com o projeto em vias de conclusão, a comunidade ainda apresenta reivindicações para o planejamento da capital. Para alguns presentes a falta de uma praça poliesportiva no Getúlio Vargas contribuiria para a diminuição da violência no local. O aposentado e ex-jogador de futebol José Gomes, é uma das pessoas da comunidade que endossa o clamor por um local para práticas esportivas no bairro e pede que dentre as medidas da revisão do PDDU, contemple novas praças de esportes.

"Um dos grandes desejos da comunidade é a construção de uma área de esportes, que sirva também para desenvolver projetos lúdicos e esportivos para a comunidade, hoje o Getúlio Vargas não conta nem se quer com uma praça para que possamos sentar e conversar", almeja o aposentado.

Já o estudante Álvaro Correia, que também reside no bairro, ressalta que as audiências públicas nos bairros deveriam ser constantes, e que isso contribuiria para estender o canal com o setor público para que soluções fossem criadas dentro das reais necessidades de cada localidade. "Audiências como estas são essenciais para que o governo municipal possa realmente perceber as necessidades de cada bairro e atender aos anseios da população. O Bom seria se as reuniões acontecessem a cada mês, isso seria bastante proveitoso para ambas as partes", conclui o estudante.

A coordenadora do Plano Diretor, Marianna Albuquerque comenta que a revisão foi feita calcada no que foi ouvido do público durante as audiências que espera que a própria sociedade veja seus anseios atendidos. "Esta é a quarta e última etapa em termos do projeto de revisão no âmbito da prefeitura Municipal. A expectativa que nós temos é de que a sociedade se veja refletida dentro desse Plano Diretor, por mais que ele seja um documento técnico, nós trouxemos as solicitações da população como um todo em linguagem técnica do Projeto de Lei, que foi desenvolvido por completo tendo como base o que fora ouvido dela", diz Marianna.

Audiências

Esta é a última etapa de audiências do Plano Diretor, é nesta fase que será elaborado o Projeto de Lei, que será entregue a Câmara Municipal, para que seja apreciado pelos parlamentares. Confira Programação:

22/09 - EMEF. Henrique Teixeira Lott. - Av. Guanabara s/n B. América

23/09 - Colégio Dinâmico - Rua Urquisa leal, nº 538 - B. Salgado Filho

24/09 - Associação de Moradores do Conj. Inácio Barbosa - Rua Victor Meireles, nº 141, B. Inácio Barbosa.

25/09 - Colégio Estadual Santos Dumont - Av. Senador Júlio César Leite, s/n, B. Aeroporto.

28/09 - EMEF. Tenisson Ribeiro - Rodovia dos Náufragos, nº 7336, Robalo, Zona de Expansão.

Obs: Posteriormente serão divulgadas as datas e locais de outras três audiências.