O Projeto Praia Limpa, que aconteceu neste último domingo, 20, nos Arcos da Orla de Atalaia, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), teve por objetivo reunir os aracajuanos em prol da conservação das praias. Na oportunidade, houve um mutirão de limpeza, distribuição de material educativo para os banhistas, soltura de tartarugas marinhas e ecopontos de material reciclável. O projeto reuniu parceiros como a Emsurb, equipe do Projeto 'Mexa-se' da Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp), Projeto Tamar, Projeto Estrelas do Mar, Ponto da Cópia, Shopping Jardins, Universidade Federal de Sergipe, por meio do projeto de Ecologia Marinha na Escola (Emane), a empresa Eco TI e a Verdear turismo sustentável.
O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, ressaltou a importância de manter as praias limpas. “O Projeto Praia Limpa visa conscientizar e educar os aracajuanos à conservação das nossas praias, pois, semanalmente os banhistas, no intuito de ter o lazer semanal, terminam deixando muitas pegadas de sujeiras. Com isso, a Sema quer conscientizar as pessoas a deixarem apenas pegadas nas areias das praias e não um rastro de sujeira. Infelizmente, ainda há muito lixo nas praias. Esse é um evento corpo a corpo, que mostra a importância da limpeza delas e, aos poucos, vamos conscientizando e mostrando aos banhistas que uma praia limpa, é uma praia saudável, evitando assim, a proliferação de doenças e uma série de problemas existentes”, declarou o secretário.
O evento contou também com a participação da equipe do Projeto ‘Mexa-se’, realizado por meio da Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp). O secretário da Sejesp, Carlos Eloy, prestigiou o ‘Praia Limpa’ e aproveitou para deixar um depoimento sobre o papel de manter o ambiente limpo. “A união faz a força. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, todos capitaneados pelo prefeito João Alves filho, tem esse papel de um prestigiar o projeto do outro. Nós temos o ‘Mexa-se’, que foi instituído no início da gestão do prefeito, onde nós levamos a todas as secretarias, inclusive a do Meio Ambiente, a ginástica laboral, proporcionando aos colaboradores do município a melhor qualidade de vida. Neste domingo, prestigiamos o Projeto ‘Praia Limpa’, realizado pela Sema, através do secretário Eduardo Matos, que tem por intuito principal a conscientização da praia limpa. Observamos que as pessoas, infelizmente, quando vão à praia, deixam resto de comida, latas, até mesmo vidros, e nosso papel é conscientizar, para que elas recolham cada resíduo descartado”, disse o secretário.
O descarte indevido de resíduos sólidos nas praias é uma problemática, não só para os humanos, como também para os animais marinhos. Segundo dados do Projeto Tamar, de cada mil tartarugas marinhas, uma consegue completar o ciclo de vida, pois estão expostas aos perigos do mar, inclusive por conta dos resíduos descartados nas praias. O biólogo do Projeto Tamar, Rauber Garcia, explicou o que acontece com os animais ao ingerirem resíduos. “O lixo acaba impactando, não só as populações de tartarugas marinhas, mas também outros animais existentes no litoral, as tartarugas podem acabar ingerindo esse lixo, que vai parar no trato digestivo, podendo provocar diversas doenças, levando até ao óbito. Esse resíduo pode ficar aderido a alguma parte do corpo, impedindo o desenvolvimento correto do animal, o que vai impactar no nado, na fuga deles do predador e na captura do alimento”, informou o biólogo.
O Emane é um projeto de ecologia marinha na escola que visa difundir os conhecimentos de ecologia marinha de forma mais didática para os alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O estudante de Biologia da UFS e representante do Emane, Lucas Otávio Guimarães, informou de que forma este projeto contribuiu para o ‘Praia Limpa’. “Levamos alguns jogos e atividades de pinturas. Tentamos educar ambientalmente através da ecologia marinha, com atividades lúdicas. É importante manter a praia limpa, além da importância ecológica, da biodiversidade. Sergipe é um estado litorâneo que necessita muito do ambiente praia”, esclareceu.
Para o estudante de Medicina Veterinária da UFS, Luan Lima, que compareceu ao evento, é de suma importância a educação ambiental nas crianças para construir um futuro melhor. “O projeto Praia Limpa é uma iniciativa gratificante, porque normalmente as pessoas precisam desse tipo de cuidado com a natureza, e essa parte da educação ambiental, quando você tenta introduzir isto desde pequeno, esse contato com as crianças, já é meio que um caminho andado, para que no futuro sejam crianças promissoras”, disse.
A banhista, Josefina Santos, parabenizou a Sema por essa iniciativa de manter a praia limpa. “A Sema está de parabéns por proporcionar essa ação, pois a praia é nossa, somos nós que usamos. Quando vi que a Sema estava fazendo isso, pedi logo uma sacola plástica para jogar o meu lixo que consumi e depois colocar no lugar certo”, elogiou a banhista.