A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) realiza ao longo desta semana debates e exibições de filmes que tratam sobre a importância em preservar a cultura indígena. As atividades, que fazem parte da programação da 9º edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM), reunirá dezenas de pesquisadores e estudiosos.
A programação começa na tarde desta terça-feira, 22, com a exibição do longa Toré: Aldeias Urbanas, do diretor Toninho Macedo. O documentário mostra o universo das Aldeias Urbanas encravadas na Grande São Paulo, oriundas de outras regiões do país. O filme mostra a história das comunidades, que trouxeram sua cultura e espiritualidade e, de maneira digna e encantadora, preservam suas tradições na grande metrópole.
Já na quinta-feira, 24, serão exibidos os filmes Programa: Brasil Indígena, que apresenta quatro visões particulares sobre o índio, dos anos 1960 até a virada do milênio; Ãgtux , da diretora Tania Anaya; Jornada Kamayurá, com direção de Heinz Forthmann; Bubula, o cara vermelha, de Luiz Eduardo Jorge e o filme Mato eles?, do diretor Sérgio Bianchi.
A programação segue no dia 25 com a mesa redonda “Cultura Indígena, Memória e Educação”, que contará com a participação da professora Beatriz Góis Dantas (UFS), que abordará o tema Índios em Sergipe. A Lei 11.645/08 – a obrigatoriedade do ensino de cultura indígena e Culturas Indígenas e a preservação da memória também serão abordadas durante a jornada pelo Professor Fernando Aguiar (Seed/Faculdade Maurício de Nassau) e Professor Clóvis Carvalho Brito (UFS), respectivamente.
Janaina Couvo, museóloga do Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), explica que este ano o tema é sobre a comunidade indígena. A ideia é abordar tanto a importância da preservação quanto debater as dificuldades enfrentadas pelos índios. “Além do preconceito que muitos índios ainda sofrem, a luta pela demarcação de terra e a violência pode ser considerada como o maior problema enfrentado pelos povos indígenas. As discussões que serão geradas, contribuirão efetivamente para futuras ações e facilitará ainda a compreensão quanto aos direitos e deveres de todos os povos”, concluiu.
A jornada de estudo sobre a cultura indígena acontecerá no teatro João Costa, Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), na próxima sexta-feira, 25, com entrada gratuita a partir das 9h.
Primavera dos Museus
A Primavera acontece até o dia 27 de setembro e integrará mais de 800 instituições em 393 municípios em todo o país, que terão atividades diversas. O tema deste ano, Museus e Memórias Indígenas, foi escolhido em consonância com as políticas do Ministério da Cultura.
Para o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), os museus são espaços importantes para guarda e transmissão das histórias e memórias destes povos. A diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso país, constitui-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional.