Prefeitura de Aracaju se destaca no combate à Dengue, Chikungunya e Zika

Comunicação Social
22/09/2015 14h46

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vem se tornando excelência no combate às doenças transmitidas por mosquitos, especificamente a Dengue, Chikungunya e o Zika Vírus. Desde o início do ano, diversas ações vêm sendo realizadas, bem como um trabalho exaustivo, porém recompensador, de visita às casas situadas em locais tidos como propícios para a reprodução dos mosquitos.

Uma das primeiras ações a serem tomadas pela saúde de Aracaju, e que perduram até os dias atuais, é a aplicação do Fumacê Costal, que foi primeiramente utilizado em 2015, para a preparação do carnaval, porém, logo a ação se tornou maior e a partir de março até os dias atuais, o Carro Fumacê já percorreu 18 bairros.

Outras ações com o intuito de conscientizar os cidadãos aracajuanos foram tomadas, a exemplo do Dia "D" que possui objetivo de entregar diversos panfletos e materiais informativos sobre prevenção e combate às doenças. Além do Dia "D", também houve ações de Força Tarefa nos dias de sábado junto aos agentes de endemias em diversos bairros de Aracaju.

Com muito trabalho e dedicação, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Saúde, realizou um esforço considerável desde o início do ano, que contabiliza números que provam que o trabalho foi bem feito.  Após um grande aperfeiçoamento dos agentes de endemias, através de cursos preparatórios em tecnologia de aplicação de inseticidas e segurança no trabalho, ações presenciais começaram a ser tomadas.

Ao todo, 5.863 visitas de monitoramento quinzenal dos pontos estratégicos para a proliferação do Aedes aegypti, foram realizadas. Cerca de 30.794 depósitos foram eliminados durante as visitas domiciliares e 13.584 depósitos foram tratados. Outros dados sobre delimitações de focos, visitas e trabalhos em terrenos baldios foram contabilizados. 3.935 delimitações de focos foram realizadas através de notificações de casos suspeitos e 17.356 visitas e trabalhos foram realizados desde o início do ano.

Os dados não acabam por aí. Também foram contabilizadas 539 mil visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemias, que também, através do programa municipal de controle da Dengue, coletaram 40.941 pneus diariamente, pelas ruas de Aracaju, impedindo assim a procriação de mosquitos em vielas e ruas pouco movimentadas.

Com um trabalho tão árduo sendo realizado em todos os cantos da nossa cidade, a prefeitura de Aracaju se voltou para a parte estrutural, se preparando melhor e se tornando referência no combate às doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. 43 salas de hidratação nas Unidades de Saúde da Família foram reformadas para o atendimento ao suspeito de dengue. Além disso, todos os agentes de combate às endemias foram capacitados para lidar com a febre do Zika Vírus.

Com um sistema ágil e pronto para combater tais doenças, a Prefeitura de Aracaju se aprimorou ainda mais. Exames de hemogramas e plaquetas são realizados em todas as Unidades de Saúde da Família de Aracaju para a avaliação do paciente com suspeita de dengue.

Comprovando a boa atuação da administração municipal, Aracaju já participou da coordenação do programa na Reunião Macrorregional Norte e Nordeste sobre Dengue e Chikungunya, realizado em Brasília. Além disso, a prefeitura é parceira do Ministério da Saúde no projeto NS1, que visa diagnosticar precocemente os pacientes com Dengue/Chikungunya e Zika.

Com tantos avanços na saúde pública, no que diz respeito ao combate de doenças transmitidas por mosquitos, a saúde de Aracaju não pode parar aí. Palestras nas escolas municipais e estaduais pela equipe dos agentes de combate de endemias já estão acontecendo, informando e ensinando sobre a prevenção de focos do Aedes Aegypti e da nova doença, o Zika Vírus.