Durante os dias 01, 02 e 03 de outubro a unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), sediará um dos maiores festivais de audiovisual de Sergipe. A 5º edição do Sercine, evento realizado através da parceria com o Observatório de Comunicação (OBSCOM) e Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (DCOS/UFS), promoverá discussões e troca de experiências sobre temas que vão do Cinema da América Latina à Teatralidade na mini-série Capitu.
Nomes como Ismail Xavier, teórico e professor de Cinema; Luiz Carlos Oliveira Júnior, crítico e pesquisador de Cinema; Romero Venâncio, professor de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe e Priscila Miranda, criadora da distribuidora Tucúman Filmes farão parte da programação, que promete atrair estudantes, pesquisadores e apaixonados pela sétima arte.
Com o tema “Cinema, arte e ofício” o festival será realizado nos turnos manhã e tarde, no Teatro João Costa, onde será ministrado um seminário. A programação segue também à noite no Teatro Atheneu e Teatro Lourival Baptista. Segundo o produtor executivo do festival, Baruch Blumberg, a ideia do seminário vem da ligação com a Academia e também com o processo teórico do cinema.
“Como sempre nos interessamos em ver o que de melhor vem sendo produzido no cinema brasileiro e mundial, também buscamos ler os melhores autores e travarmos discussões sobre tudo que envolve o cinema, principalmente no Brasil. O Seminário é a busca, junto com duas importantes instâncias da UFS como o OBSCOM e o DCOS, de colocar o cinema como tema de discussão permanente na academia e entre as pessoas que fazem a cadeira produtiva audiovisual de Sergipe”, ressalta Baruch.
Para participar do Sercine o interessado deverá fazer a inscrição no site http://novo.sercine.com.br/.
O Festival
Desde a primeira edição, em 2011, o Sercine - Festival Sergipe de Audiovisual tem como principal proposta estimular as produções cinematográficas nordestinas e universitárias, disseminando a identidade cultural e valorizando a experimentação de novas linguagens para a sétima arte, além de divulgar a produção independente. O Sercine é uma realização da Cacimba de Cinema e Vídeo, com produção da Rolimã Filmes, co-patrocínio da Infographics, parceria do SESC, GW, Lamparina, Casa de Barro, apoio da Funcaju, SEBRAE, Kinoarte, Mostra Infantil de Florianópolis, e incentivo da Funcart | Secult | Governo de Sergipe.