Luciano Paz participa da 6ª Conferência Estadual de Saúde

Saúde
23/09/2015 14h58
Início > Notícias > Luciano Paz participa da 6ª Conferência Estadual de Saúde

Entre os dias 23 e 24 deste mês, acontece a 6ª Conferência Estadual de Saúde de Sergipe (Confesa) reunindo representantes do Conselho Municipal de Saúde do Estado e autoridades na área da saúde pública para discussão das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para os próximos anos. O secretário Municipal de Saúde, Luciano Paz (e parte dos diretores da Secretaria Municipal de Saúde) compareceu ao evento, que está sendo realizado na Associação Atlética Banese (no bairro Atalaia). Durante a cerimônia de abertura dos trabalhos, na manhã desta quarta-feira, aconteceram homenagens aos militantes do SUS de Sergipe e a entrega de 20 títulos de Menção Honrosa aos renomados profissionais, que prestam importantes serviços para o fortalecimento do SUS sergipano.

“A Secretaria Municipal de Saúde vem construindo uma relação muito boa com seus conselheiros municipais de Saúde e estamos neste evento para interagir com os demais conselheiros do Estado. Temos que prestigiar a Conferência Estadual, pois se trata de importante etapa das decisões que fizeram parte das Conferências Municipais (ocorridas nos últimos meses tanto em Aracaju). Esse encontro de hoje é fundamental para o SUS e, consequentimente, para a população que utiliza seus serviços. Aqui se discutirá as diretrizes para o futuro da saúde brasileira em geral e Aracaju faz parte deste processo decisório”, enfatizou Luciano Paz, que na ocasião entregou troféu de honra ao mérito à integrante do Conselho municipal, pela Unidade de Saúde da Família Edézio Vieira de Melo (no bairro Siqueira campos), Maria Terezinha Marques Fontes.

De acordo a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju, Roseane Patrício de Lima, a maior questão a se discutir nestes dois dias de evento será o financiamento do SUS (e os repasses para os municípios). “Esse tema foi bastante abordado durante a Conferência Municipal, visto se tratar de algo mais complexo, que requer maior responsabilidade nas discussões. Aracaju tem papel fundamental nesta 6ª Conferência Estadual de Saúde, pois é o maior município do Estado, onde se concentra a maioria dos serviços. É possível que tenhamos divergências na hora de decidir as metas do Estado, porém, todos aqui estão lutando por uma saúde mais ampla para a população”, pontuou.

Temas abordados

A programação abrangerá eixos temáticos como: ‘Direito à Saúde, garantia de acesso à atenção de qualidade’, ‘Participação Social’, ‘Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde’,  ‘Financiamento do SUS e Relação Público-Privado’, ‘Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde’,  ‘Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS’, ‘Ciência, Tecnologia e Inovação do SUS’, ‘Reformas Democráticas e Populares do Estado’.

“Serão oito eixos de discussão, onde transformaremos reivindicações em propostas que serão levadas para a Conferência Nacional, sempre focados para o futuro do SUS enquanto serviço público para os brasileiros. Certamente, teremos o reflexo dessa Conferência Estadual de Saúde no decorrer dos próximos quatro anos, visto se tratar de decisões com consequências contínuas, mas é certo que a questão do financiamento do SUS será o assunto de maior demanda nestes dias, pois não vem acontecendo como o esperado para acompanhar processo de crescimento da população usuárias do sistema público de saúde”, pontuou o secretário de Estado da Saúde e também presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Sobral.