Avosos recebe primeira turma de curso livre ofertado pela Fundat

Formação para o Trabalho
23/09/2015 16h45

Para alcançar o maior número de aracajuanos através da qualificação profissional, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) firma diversas parcerias com instituições que, de algum modo, atuam em benefício da população. Desta vez, o mais novo parceiro é a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos), que há quase 30 anos presta assistência a pacientes com câncer, em especial a crianças e adolescentes. Nesta terça-feira, 22, foi finalizado o curso livre de Bolsas Finas, o primeiro a ser executado na Avosos.

As aulas foram direcionadas ao ensino de uma ocupação capaz de gerar renda complementar para as mães, acompanhantes e enfermos atendidos na entidade, situada no Bairro Suíssa. De acordo com a pedagoga da Avosos, Jussara Gomes, o trabalho em conjunto pretende proporcionar qualidade de vida às famílias acolhidas. "A expectativa é grandiosa, sempre visando o futuro dessas pessoas", afirma Jussara, confiante nos resultados e frutos da nova aliança. "Espero que essas mães se aprimorem, que, além de uma renda extra, garantam uma independência financeira. E, quem sabe, possam abrir suas próprias empresas", acredita.

Para a instrutora do curso de Bolsas Finas, Josefa Fonseca, enquanto os filhos recebem o tratamento necessário, as mães desenvolvem um trabalho artesanal e lucrativo. "Foi uma novidade prestar este serviço em uma instituição como essa, onde as mães têm que se adequar à vida dos filhos", comenta Josefa, que, durante as aulas, ensinou a confeccionar modelos de bolsas utilizando o papel Paraná e tecidos sofisticados, como cetim e tafetá.

Oportunidade

Thaynara Oliveira é paciente da Avosos há um ano e quatro meses. Ela tem 22 anos e ficou sabendo do curso graças à psicóloga. "Achei muito interessante. Foi bom não só para mim, mas para as mães", explica a aluna, satisfeita em aprender uma atividade que possibilita retorno financeiro.

Maria Alice Hilário, de 44 anos, abriu mão do trabalho para se dedicar exclusivamente ao filho. Com o curso, ela encontrou a oportunidade de conquistar uma remuneração sem precisar sair de casa. "Estou amando o aprendizado. Para mim, está sendo um sonho realizado. Foi maravilhoso", enaltece Maria Alice, que já fez o curso de Cabeleireira pela Fundat e pretende continuar participando de novas turmas. "Vou aproveitar cada curso que tiver aqui", revela.

Silvania dos Santos, de 37 anos, deseja transformar os conhecimentos adquiridos em uma profissão. "Achei interessante porque eu nunca tinha feito nada desse tipo, pegar um simples papel e sair uma coisa linda dessas", relata a aluna, valorizando a importância da parceria entre as duas entidades. "Achei muito bom. A Fundat tem muitos cursos e a gente, que é mãe, precisa deles", avalia Silvania.